Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Comunicação
  4. Linguagem dos Media

Linguagem dos Media

Código 11729
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios NA.
Objectivos de Aprendizagem Linguagem dos Media Objetivos
Identificar a importância da Linguagem na experiência social, particularizando a linguagem dos media jornalísticos e dos media sociais.
Identificar e compreender os conceitos de “discurso” e “construção social da realidade”
Identificar e compreender os conceitos de “enquadramento” “estereótipo e “tipificação”.
Aplicar os conceitos referidos à análise do discurso mediático.
Utilizar e aplicar metodologias de análise de discurso escrito e visual.
Conteúdos programáticos Programa 1- A construção social da realidade. 1.1. A abordagem fenomenológica 1.2. A abordagem interpretativa: de Weber a Geertz 1.2. A abordagem interacionista: Mead e Goffman. 1.3. A abordagem pragmática: De Mead a Habermas. 1.4. Abordagens Críticas: Teoria crítica; Pierre Bourdieu; Estudos Culturais. George Orwell. 2. Estereótipo, tipificação e ideologia 3. Enquadaamento, agendamento e priming. 4. Análise crítica do discurso dos media 5 Casos Práticos
Bibliografia principal Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Lisboa, Portugal: Diefel.
Correia, J. C. (2009). Teoria e Crítica do Discurso Noticioso: Notas sobre Jornalismo e Representações Sociais. Covilhã, Portugal: Labcom.
Correia, J. C. (2010). Journalism and framing: a socio-cognitive approach. Paper presented at Congress of the International Association for Media and Communication Research “Communication and Citizenship", 19 de Junho de 2010, Braga., Braga, Portugal. https://doi.org/10.13140/2.1.4948.6088
Correia, J. C. (2011). News media and cultural dialogue: Journalism and representation of "strangeness"-from news to ethnography. Paper presented at Third European Conference of Communication ECREA, Hamburg, Germany. https://doi.org/10.13140/2.1.4948.6088
Correia, J. C. (2015). Giving Sense and Making Choices: Supporting Ethnographic and Discursive Approach to the New The Journal of Transnational 'Worlds of Power': Proliferation of Journalism & Professional Standard The Journal of Transnational 'Worlds of Power': Proliferation of Journalism & Professional Standard, 1(1), 68–94.
Grant, A., Gandy, O., & D Reese,, S. (2001). Framing Public Life: Perspectives on Media and our Understanding of the Social World,. Mahwah, NJ, U.K.: Lawrence Erlbaum Associates.
Hall, S. (2001). Encoding/Decoding. In P. Morris, & S. Thornham (Eds.), Media Studies: a reader, (pp. 55–61). Edinburgh, Scotland: Edinburgh University Press.
Lippmann, W. (1998). Public Opinion, News Brunswick, U.K., USA: PublicTransaction Publishers.
Manovich, L. (2001). The Language of new media,. London,, U.K.: MIT Press.
Rodrigo, M. (1996). , La construcción de la noticia. Barcelona, España: Paidós..
Tuchman, G. (1978). Making news: a study in the construction of reality. New York, USA: Free Press.
Van Dijk, T. (2005). Discurso, notícia e ideologia: estudos na analise crítica do discurso.. Campo das Letras., Portugal: Porto.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-05-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.