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Avaliação Psicológica II

Código 11780
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se promover uma perspetiva compreensiva e integradora da avaliação psicológica em contexto clínico, com o aprofundamento de conhecimentos e competências na utilização de ferramentas essenciais, nomeadamente nos domínios da saúde mental, socioemocional e comportamental. O estudante deverá ser capaz de:
. Identificar e utilizar metodologias adequadas para a avaliação de constructos psicológicos;
. Selecionar, administrar e cotar instrumentos de avaliação psicológica nos domínios da saúde mental, socioemocional e comportamental;
. Evidenciar capacidades reflexivas e de tomada de decisão no processo de avaliação psicológica;
. Analisar, interpretar e comunicar, de modo científico e crítico, os resultados decorrentes do processo de avaliação psicológica aplicado ao contexto clínico;
. Demonstrar domínio das técnicas de escrita de relatórios psicológicos;
. Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e deontológicas no domínio da avaliação em Psicologia Clínica.
Conteúdos programáticos 1. Avaliação de sintomas em contexto clínico (crianças, adolescentes e adultos): Caracterização de diferentes escalas, questionários e inventários; Administração, codificação e interpretação.
2. Avaliação projetiva (crianças, adolescentes e adultos): Caracterização de diferentes técnicas projetivas; Administração, codificação e interpretação.
3. Relatórios Psicológicos: Princípios orientadores na comunicação oral e escrita dos resultados; Cuidados na elaboração de um relatório de avaliação psicológica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de aprendizagem e metodologias pedagógicas incluem sessões teóricas (com exposição e discussão de conteúdos), teórico-práticas (com resolução de exercícios de treino que incidem sobre a análise e aplicação de conhecimentos e competências de avaliação psicológica, com esclarecimento de dúvidas, monitorização das atividades em curso e feedback sobre o trabalho realizado) e estudo independente (com revisão de literatura e aprofundamento de conhecimentos). A avaliação decorre de forma contínua e inclui um teste de avaliação de conhecimentos e uma prova prática de codificação e interpretação de um instrumento de avaliação psicológica.
Bibliografia principal - Anastasi, A.,& Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre. Artmed Editora.
- Boyle, G.J., Saklofske, D. H., Matthews, G. (Eds.) (2012). Psychological Assessment (Vol. I-IV). New York: Sage.
- Gonçalves, M.M., Simões, M.R., Almeida, L.S., & Machado, C. (Coords.) (2003). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I). Coimbra: Quarteto.
- Fernandez-Ballesteros, R. & Vizcarro Guarch, C. (2010). Evaluación Psicológica: conceptos, métodos y estudio de casos. Madrid: Ed Pirámide.
- Maruish, M. E. (Ed.) (2004). The use of psychological testing for treatment planning and outcomes assessment (3rd ed.) (Vol. I-III). Mahwah, NJ: Erlbaum.
- Ownby, R.L. (2007). Psychological reports: A guide to report writing in professional psychology (4rd ed.). New York: Wiley.
- Zuckerman, E.L. (2010). Clinician’s thesaurus: The guide to conducting interviews and writting psychological reports (7th ed.). New York: Guilford.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-07
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