Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Biologia Vegetal

Biologia Vegetal

Código 11845
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial com recurso a e-learning
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objetivo transmitir os conhecimentos básicos de Biologia Vegetal que permitam compreender a célula vegetal, os tecidos vegetais e a relação estrutura-função dos diferentes órgãos. Descrever os processos evolutivos ao longo da escala filogenética e os processos regulados por hormonas vegetais.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de combinar os conhecimentos básicos para descrever a célula vegetal, os tecidos vegetais e a relação estrutura-função dos diferentes órgãos. Identificar indivíduos resultantes das diferentes fases de adaptação vegetal. Descrever e discutir processos regulados por hormonas vegetais.
Conteúdos programáticos Introdução à botânica. A célula vegetal. Fotossíntese. Taxonomia vegetal e o estudo das principais famílias botânicas.
Caracterização geral de algas procarioticas e eucarioticas, briófitas e pteridófitas. Caracterização geral das Gimnospérmicas e Angiospérmicas. Tecidos vegetais: crescimento primário e secundário, morfogénese e diferenciação; tecidos fundamentais, vasculares e de revestimento. Anatomia da raiz, caule, folha e flor. Crescimento de células e órgãos em plantas. Processos regulados por hormonas vegetais. Fitoquímica.
Prática:
Observação das estruturas de células vegetais ao microscópio.
A cor de antocianinas em função do pH.
Isolamento de cloroplastos em espinafre.
Estudo de cromoplastos nas pétalas de Gerbera L na cenoura e no tomate.
Estudo de vacúolos em Allium cepa (cebola).
Visualização de células vegetais de plantas em C3, C4 e CAM no Microscópio Electrónico de Varrimento
(Scanning Electron Microscope-SEM). Observação de preparações definitivas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologia de ensino contempla três aspetos: Verbal - A transmissão dos conteúdos programáticos é fundamentalmente de carácter expositivo. No entanto, pretende-se também que haja lugar para a interrogação /explicação. Intuitiva – O uso de audiovisuais para apresentação dos conteúdos temáticos facilita a compreensão e aprendizagem dos mesmos. Ativa – Execução de trabalhos individuais e em grupo, nomeadamente: experiências laboratoriais, pesquisa de temas com orientação tutorial. Avaliação de conhecimentos: (17 valores – 85 %) – média de dois testes ou exame final). Avaliação de procedimentos práticos (3 valores – 15 %). A não realização dos trabalhos práticos ou relatórios implica reprovação na unidade curricular.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal
P. H. Raven; R.F. Evert; S. E. Eichhorn, (2005), Biology of Plants, 7th ed, W.H. Freeman, New York.
P. H. Raven; R.F. Evert; S. E. Eichhorn, (2007), Biologia Vegetal, 7a ed, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

2. Bibliografia Complementar:
G. H. Orians; W. K. Purves; D. E. Sadava; H. C. Heller, (2003) Life: The Science of Biology, 7th ed, W.H.Freeman, New York.
K. R. Stern, J. Bidlack, S. Jansky, K. Stern, (2003), Introductory Plant Biology 9th ed, McGraw-Hill.
W.S. Viegas, L.M. Cecílio, (1998), Biologia Vegetal, Universidade Aberta.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-03-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.