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Química II

Código 11849
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Química
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Nesta unidade curricular pretende-se que o estudante aprenda os fundamentos de Química Orgânica e desenvolva o conhecimento nalgumas áreas de Química Geral, nomeadamente, a aplicação do conceito de equilíbrio químico a reacções de ácido-base, de oxidação-redução e a equilíbrios sólido-líquido.
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Aplicar a noção de equilíbrio químico a reacções ácido-base, de oxidação-redução e ao estudo de solubilidade;
- Conhecer e aplicar as regras de nomenclatura IUPAC de compostos orgânicos;
- Classificar e identificar grupos funcionais orgânicos mais comuns;
- Prever a estrutura tridimensional de moléculas orgânicas aplicando os princípios básicos de ligação, hibridação e análise de conformação.
- Identificar compostos orgânicos interpretando espetros de IV e de RMN.
Conteúdos programáticos 1.Introdução ao equilíbrio químico 1.1.Constante de equilíbrio 1.2.Factores que afectam o equilíbrio 2.Ácidos e bases 2.1.Definições 2.2.Força de ácidos e bases 3.Equilíbrio ácido-base 3.1.Titulações ácido-base 3.2.Soluções tampão 3.3.Indicadores 4.Equilíbrio sólido-líquido 4.1.Reacções de precipitação 4.2.Produto de solubilidade 5.Oxidaçãoredução 5.1.Reacções de oxi-redução 5.2. Células galvânicas 5.3. Células electrolíticas 6. Introdução à Química dos compostos de carbono 6.1. Estrutura , nomenclatura e propriedades físico-químicas dos hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos e dos grupos funcionais representativos 6.2. Estereoquímica dos compostos de carbono 6.3. Identificação de compostos orgânicos por espetroscopia de IV e de RMN.
TRABALHOS PRÁTICOS - Equilíbrio químico - Doseamento do ácido acético no vinagre - Preparação e estudo de um eléctrodo de referência - Identificação de alguns grupos funcionais - Extracção líquido-líquido - Recristalização.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologia de ensino contempla três aspetos: Verbal - A transmissão dos conteúdos programáticos é fundamentalmente de carácter expositivo. No entanto, pretende-se também que haja lugar para a interrogação /explicação. Intuitiva – O uso de audiovisuais para apresentação dos conteúdos temáticos facilita a compreensão e aprendizagem dos mesmos. Ativa – Execução de trabalhos individuais e em grupo, nomeadamente, exercícios, experiências laboratoriais, pesquisa de temas com orientação tutorial. Avaliação de conhecimentos: (17 valores – 85 %) – média de dois testes ou exame final). Avaliação de procedimentos práticos (3 valores – 15 %). A não realização dos trabalhos práticos ou relatórios implica reprovação na unidade curricular.
Bibliografia principal - Chang R., "Química", 8.ª Edição, McGraw-Hill, Madrid, Espanha, 2005.
- Skoog D. A., West D. M., Holler F. J., "Fundamentals of Analytical Chemistry", 7th Ed., Thomson Learning, England, 1996.
- Morrison R. , Boyd R., "Química Orgânica", 8.ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1983.
- Solomons G., Fryhle C., "Organic Chemistry", 7.st Edition, John Wiley & Sons, New York, USA, 2000.
- Silverstein R.M., Webster F:X:, Kiemle D:J:, “Identificação espectrofotométrica de compostos orgânicos” 7ª ed, LTC-Livros Técnicos e Científicos, Editora S.A., Rio de Janeiro, 2006.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-28
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