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Gestão das Operações e Qualidade

Código 11911
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Ensino presencial.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo fazer uma introdução ao estudo de temas de Gestão das Operações, de especial relevância no contexto da gestão das unidades de saúde, e em particular no que diz respeito à melhoria da qualidade. Espera-se que os alunos adquiram as seguintes competências genéricas: espírito crítico, capacidade de investigação, capacidade de decisão e capacidade de aplicar os conhecimentos na prática. Em termos de competências específicas, procura-se alcançar os seguintes objectivos:
• Familiarização com conceitos essenciais na função Operações e na gestão da qualidade em particular.
• Compreensão do papel estratégico da função operações e da melhoria da qualidade em particular, na competitividade e sustentabilidade das organizações.
• Aquisição de conhecimentos ao nível dos métodos associados ao planeamento, controlo e melhoria de operações.
• Desenvolvimento de capacidades de análise para avaliar e discutir casos concretos de implementação no âmbito da gestão das operações.
Conteúdos programáticos 1. Gestão das Operações na Saúde
1.1. Estratégia de Operações
1.2. Planeamento e Controlo de Operações
1.3. O Pensamento Lean
1.4. Gestão da Cadeia de Fornecimento
1.5. Análise do desempenho
2. Gestão da Qualidade na Saúde
2.1. Gestão pela Qualidade Total e Modelos de Excelência
2.2. Certificação de Sistemas de Gestão
2.3. Ferramentas e Metodologias de Melhoria da Qualidade
2.4. Acreditação de Unidades de Saúde
Bibliografia principal Gomes da Silva, M. (2013). Gestão da Qualidade em Cuidados de Saúde. Lisboa: Monitor Editora.
Kros, J.F. e Brown, E. (2013). Health Care Operations and Supply Chain Management: Strategy, Operations, Planning, and Control. San Francisco: Jossey-Bass.
Langabeer II, J.R. e Helton, J. (2015). Health Care Operations Management: A Systems Perspective (2nd Edition). Burlington MA: Jones & Bartlett Learning.
Pereira, Z. e Requeijo, J.C. (2008). Planeamento e Controlo Estatístico de Processos. Lisboa: FCT-UNL, e Prefácio.
Pires, A. Ramos, (2012). Sistemas de Gestão da Qualidade: Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria, Serviços, Administração Pública e Educação. Lisboa: Edições Sílabo.
Rangel, L. e Paes, A. (2011). Gestão de operações em saúde para hospitais, clínicas, consultórios e serviços de diagnóstico.
Stevenson, W.J. (2014). Operations Management. NY: McGraw-Hill (Series in Operations and Decision Sciences).
Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-16
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