Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Economia Portuguesa e da UE

Economia Portuguesa e da UE

Código 12099
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Teórico-prático
Estágios Não
Objectivos de Aprendizagem Objectivos: • Compreender a dinâmica de abertura, integração e internacionalização competitiva da economia Portuguesa; • Operacionalizar, aplicando à economia Portuguesa e à economia Europeia, um conjunto de conceitos previamente adquiridos em disciplinas anteriormente leccionadas; e • Capacitar o estudante para procurar e lidar com a informação estatística disponível sobre a economia Portuguesa e a economia Europeia. Competências: • Uso da teoria económica para a análise das políticas económicas e seus resultados; • Leitura e compreensão de relatórios técnicos, estudos sectoriais, estudos prospectivos, cenarizações e abordagens estatísticas e econométricas; e • Realização de estudos económicos sobre a indústria, o investimento directo estrangeiro, a competitividade, a inovação, o empreendedorismo, os aglomerados industriais e espaciais, o comércio e o sistema financeiro.
Conteúdos programáticos 1. Evolução da Economia Portuguesa no Século XX 1.1. Fases do Crescimento Português 1.2. Crise Financeira e Estabilização (1910-1930) 1.3. Grande Depressão e criação das pré-condições de Crescimento (1926-1950) 1.4. “Período de Ouro” do Crescimento da Economia Portuguesa (1950-1974) 1.5. Introdução da Democracia e desequilíbrios macroeconómicos (1974-1984) 2. Integração na União Europeia: Transição e Ajustamento Estrutural 2.1. Convergência real e nominal para a União Europeia 2.2. Evolução empresarial Portuguesa 2.3. Evolução da estrutura produtiva e dos ciclos económicos 2.4. Posição estratégica e competitividade de Portugal 3. Convergência, Políticas e Reformas Estruturais em Portugal e na Europa 3.1. Convergência real e novas políticas de desenvolvimento 3.2. Portugal: E depois da Troika e da(s) Crise(s)? 3.3. Europa das Regiões e Política Económica 3.4. Cenários Macroeconómicos para a Economia Portuguesa (2000-2030)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nas aulas teórico-práticas analisar-se-ão casos de estudo, relatórios internacionais e nacionais, artigos científicos, artigos de divulgação e opinião em jornais, revistas e livros da especialidade, sobre a realidade económica nacional e internacional. Os critérios de avaliação incluem (1) Teste escrito: 50% da classificação final do período de ensino e aprendizagem; (2) Relatório sobre um Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS): 25% da classificação final do período de ensino e aprendizagem; e (3) Apresentação + Discussão do Relatório: 25% da classificação final do período de ensino e aprendizagem.
Bibliografia principal Alexandre, F.; L. Aguiar-Conraria; e P. Bação (2019), Crise e Castigo e o Dia Seguinte, Edição: Fundação Francisco Manuel dos Santos, outubro de 2019, ISBN: 9789898943910. https://www.ffms.pt/publicacoes/detalhe/4062/crise-e-castigo-e-o-dia-seguinte Alexandre, F.; P. Bação; P. Lains; M. Martins; M. Portela; & M. Simões (Org.) (2014), A Economia Portuguesa na União Europeia: 1986 – 2010, Actual Editora. http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=23846 Mateus, A. (2013), Economia Portuguesa, Principia, 3.ª edição, Lisboa. http://principia.pt/economia-portuguesa-evolucao-no-contexto-internacional-1910-2013-4-edicao-revista-e-atualizada.html Leitão, J.; J. Ferreira. J.; e S. Azevedo (2008), Dimensões Competitivas de Portugal: Contributos dos Territórios, Sectores, Empresas e Logística, Editora Centro Atlântico, Vila Nova de Famalicão. http://www.centroatl.pt/titulos/si/competitividade.php3
Língua Português
Data da última atualização: 2015-07-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.