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Economia Industrial

Código 12115
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino O ensino é presencial, com aulas teóricas e teórico-práticas. Nestas, os alunos são convidados a interagir com o docente e com os colegas na resolução de exercícios de aplicação que são propostos. O empenho nesses exercícios será tido em consideração em uma das componentes da avaliação.
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Este curso tem como principais objectivos:
i. Prover competências analíticas necessárias para compreender os problemas reais em EI;
ii. Entender as formas de interacção estratégica entre as empresas, no desenho da estrutura industrial;
iii. Compreender o funcionamento dos mercados com estruturas de concorrência imperfeita, em particular mercados oligopolistas; e
iv. Identificar os modelos de comportamento estratégico que permitam analisar questões de política de concorrência e de regulação.
O aluno adquire competências e ferramentas para avaliar o grau de concorrência nos mercados. No final do UC, o aluno deve ser capaz de explicar as diferentes formas de comportamento estratégico, bem como identificar os objectivos e os procedimentos associados com cada um. O aluno deve ser capaz de distinguir a concentração que permite ganho de sinergias, com partilha pelos consumidores, dos que procuram principalmente para aumentar o poder de mercado.
Conteúdos programáticos 1. Estrutura de mercado e concentração 1.1. Paradigma E-C-R 1.2. Medidas de concentração de mercado e de volatilidade 1.4. Análise do poder de mercado
2. Concorrência imperfeita, jogos estáticos e dinâmicos 2.1. Concorrência simultânea e sequencial pela quantidade e preços 2.2. Concorrência monopolística 2.3. Cartel
3. Barreiras à concorrência 3.1. Barreiras à entrada, à mobilidade e à saída 3.2. Mercados contestáveis e estrutura industrial 3.3. Monopólio natural 3.4. Multiprodução 3.4.1. Com proporções constantes e variáveis 3.4.2. Economias de escala e de variedade
4. Oligopólio e interação estratégica 4.1. Dissuasão à entrada 4.1.1. Diferenciação de produto 4.1.2. Criação de excesso de capacidade 4.1.3. Estratégia de preço-limite 4.2. Publicidade 4.3. Preços-predatórios 4.4. Entrada em pequena escala 4.5. Investigação e desenvolvimento 4.5.1. Estrutura de mercado e incentivos de I&D 4.5.2. Incentivos privados e bem-estar social
5. Fusões & Aquisições 5.1. Importância dasF&A 5.2. As F&A e o ciclo de vida das indústrias 5.3. Fusões horizontais 5.3.1. Paradoxo das F&A 5.3.2. F&A e sinergias de custos 5.3.3. Comportamento estratégico e liderança de Stackelberg 5.4. Fusões verticais 5.4.1. Internalização de atividades vs. Mercados 5.4.2. Integração quasi-vertical 5.4.3. Dupla-marginalização e bem-estar total
6. Políticas de concorrência e regulação 6.1. Falhas de mercado 6.2. Concentração e abuso de posição dominante 6.3. Regulação e partilha de infraestruturas
Bibliografia principal - Marques, A. C., Macedo, D., Pereira, D., Leal, P., Neves, S. (2018). ECONOMIA INDUSTRIAL - Teoria e Prática: Abordagem estratégica com teoria de jogos. EDIÇÕES ALMEDINA, S.A., (386 pp) Coimbra. ISBN: 978-972-40-7483-2.
- Tirole, J. 1988. The Theory of Industrial Organization, Cambridge, Mass.: MIT Press.
- Church, J. and Ware, R., 2000. Industrial Organization: A Strategic Approach, McGraw Hill.
- Baumol, W., Panzar, J. and Willig, R., 1982. Contestable markets and the theory of industry structure, San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.
- Bhattacharyya, S.C., 2011. Energy Economics, Concepts, Issues, Markets and Governance. Springer.
- Carlton, D. W., Perloff, J. M. 2000. Modern Industrial Organization. 3rd edition. Addison-Wesley.
- Cabral, L., 2000. Introduction to industrial organization, Cambridge, Mass.: MIT Press MIT Press.
- Martin, S., 2002. Advanced Industrial Economics, 2nd Edition, Oxford: Blackwell.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-02
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