Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Projeto de Tese

Projeto de Tese

Código 12137
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Transmitir conhecimentos que ajudem na definição das principais questões de investigação e na elaboração do estado da arte sobre uma subárea específica da Sociologia, bem como na estruturação de um plano individual de trabalhos para os dois anos de elaboração da tese de doutoramento.


Conteúdos programáticos 1. As principais fases de elaboração de um projeto de doutoramento.
2. Implementação e problemáticas associadas.
3. Os diversos subdomínios da Sociologia, objetivos e especificidades.
4. Estado da arte e a revisão crítica da literatura.
5. Recolha e tratamento de informação e formalização de questões de investigação.
6. Plano de tese de doutoramento numa subárea da Sociologia.
7. Planear elementos de apresentação, formato, argumentação de suporte, planeamento temporal e de recursos, preparação da defesa (realizada em sessão pública perante um júri).

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação No final da UC o aluno deverá ser capaz de: identificar as problemáticas relacionadas com um trabalho de doutoramento em Sociologia; dominar as diversas questões de investigação no seu respetivo subdomínio de investigação; elaborar, em detalhe, o estado da arte de um subdomínio específico da Sociologia; apresentar e defender uma proposição intelectual original (ideia, tese) que sustente a investigação; elaborar uma proposta de projeto de tese com: a(s) questão/questões de investigação e um plano detalhado e justificado das atividades a realizar.
A avaliação final depende da classificação obtida no projeto de tese (trabalho individual), sobre uma temática escolhida pelo aluno e aceite pelo docente.

Classificação mínima para obtenção dos créditos: 10 valores
Bibliografia principal Bauman, Zygmunt (2000), “On Writing Sociology”. Theory, Culture & Society, Vol. 17(1): pp. 79-90
Becker, Howard S. (2007), Telling About Society. Chicago: The University of Chicago Press
Gray, David E. (2014), Doing Research in the Real World. Londres: Sage.
Rodrigues, Donizete (2018). “O Antropólogo e o Sagrado: trajetos etnográficos em contextos religiosos diferenciados”, in Silveira, Emerson Sena da (ed.). Como Estudar as Religiões – metodologias e estratégias. Petrópolis, Editora Vozes.
Santos, Boaventura de Sousa (1989). Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Porto: Afrontamento.
Silva, Augusto Santos & Pinto, José Madureira Pinto (orgs.) (2001). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.
Turabian, K. (1996). A Manual for Writers of Term Papers, Theses, and Dissertations. Chicago: University of Chicago Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.