Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
  4. Psicologia da Educação

Psicologia da Educação

Código 12149
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 8
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que os alunos adquiram uma visão geral e integradora sobre o contributo da psicologia da educação e do desenvolvimento para os processos e práticas de ensino-aprendizagem No final da UC o estudante deve ser capaz de 1 Compreender o contributo da Psicologia da Educação na formação de professores 2 Apresentar e analisar criticamente os contributos de diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem para a prática pedagógica 3 Fundamentar a aplicação de estratégias de gestão da sala de aula na prevenção de comportamentos de indisciplina 4 Construir uma visão reflexiva e atualizada sobre o atendimento a alunos com Necessidades Educativas Especiais 5 Expressar ideias de forma fundamentada e rigorosa, recorrendo à comunicação oral e escrita 6 Colaborar de forma construtiva e responsável para o trabalho de equipa
Conteúdos programáticos 1 INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1.1 Objeto de estudo 1.2 Psicologia da Educação na formação de professores 2 DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO 2.1 Desenvolvimento humano: conceitos introdutórios 2.2 Desenvolvimento cognitivo na infância e adolescência 2.3 Desenvolvimento psicossocial na infância e adolescência 2.4 Implicações educacionais das teorias do desenvolvimento 3 TEORIAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM 3.1 Paradigma comportamentalista da aprendizagem 3.2 A aprendizagem social, por observação ou modelagem 3.3 Explicações cognitivas e construtivistas da aprendizagem 4 RELAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DA SALA DE AULA 5 NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE) 5.1 Conceitos e fundamentos básicos 5.2 Práticas educativas no atendimento às NEE
Bibliografia principal R Arends (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill L M Correia (2008). A escola contemporânea e a inclusão de alunos com NEE: considerações para a educação com sucesso. Porto: Porto Editora R M Gargiulo (2012). Special education in contemporary society: an introduction to exceptionality. Thousand Oaks: SAGE Publications J A L Lopes (2002). Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. Coimbra: Quarteto J H B Oliveira (2005). Psicologia da educação. Porto: Legis D E Papalia, S W Olds, R D Feldman (2001). O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill C F Silva, P N S Nossa, J M A Silvério (2000). Incidentes críticos na sala de aula: análise comportamental aplicada. Coimbra: Quarteto R E Slavin (2006). Educational psychology: theory and practice, 8th ed. Boston, MA: Allyn and Bacon A E Woolfolk (2000). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.