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Estágio Pedagógico

Código 12151
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 42
Carga Horária E(600H)/OT(60H)
Área Científica Formação de Professores de Física e Química
Tipo de ensino Presencial
Estágios Escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da região
Objectivos de Aprendizagem No final da UC o aluno deve ser capaz de
1 Articular e mobilizar as competências científicas e pedagógico-didáticas adquiridas para a prática docente
2 Refletir sobre a organização e funcionamento da sala de aula, escola e sistema educativo, identificando fatores que condicionem a aprendizagem
3 Aplicar metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem adequadas (inclui planificação, desenvolvimento, avaliação e reflexão crítica)
4 Participar ativamente em órgãos (direção de turma, conselho de turma)
5 Desenvolver metodologias de tipo investigativo e descrevê-las no Relatório de Estágio
6 Pesquisar, organizar e sintetizar informação
7 Comunicar ciência de forma escrita e oral, usando terminologia científica e didática adequada
8 Implementar competências de observação, avaliação e integração dos diferentes saberes numa perspetiva inter- e transdisciplinar
9 Trabalhar colaborativamente com autonomia e responsabilidade
10 Investir continuamente na sua formação e aperfeiçoamento
Conteúdos programáticos A Prática profissional
- Análise de orientações curriculares
- Planificação de unidades curriculares
- Desenvolvimento da prática letiva em sala de aula, incluindo definição de estratégias, criação de recursos didáticos, avaliação e reflexão crítica
- Participação em órgãos de gestão e em atividades extracurriculares
B Trabalho de investigação
- Identificação e descrição de um problema/tópico de investigação
- Elaboração de um plano de intervenção, explicitando os instrumentos de recolha de dados e os métodos de análise dos mesmos
- Implementação da intervenção planificada
- Elaboração do Relatório de Estágio
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A PES (prática de ensino supervisionada) é avaliada pelos orientadores com uma nota, na escala de 0 a 20, de acordo com os seguintes parâmetros:
1 Planificação das atividades
2 Observação das aulas lecionadas
3 Autoreflexão crítica
4 Atividades de direção/gestão
5 Outras atividades
O RE (Relatório de Estágio) é apresentado e discutido perante um júri, e é avaliado com uma nota, na escala de 0 a 20, de acordo com o seu conteúdo científico, a sua apresentação e a sua discussão, tendo em conta os seguintes parâmetros:
1 Identificação do problema e definição da estratégia
2 Recolha de dados
3 Elaboração de materiais
4 Análise dos resultados
5 Conclusões e sugestões para futuras pesquisas
Bibliografia principal J Amado [coord.] (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
R C Bogdan, S K Biklen (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora
A Fontes, I R Silva (2004). Uma nova forma de aprender ciências: a educação em Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS). Porto: Asa Editores
J Osborne, J Dillon [eds.] (2010). Good practice in science teaching: what research has to say, 2nd ed. Maidenhead, Berkshire: Open University Press
R Sagor (2011). The action research guidebook: a four-stage process for educators and school teams, 2nd ed. Thousand Oaks, California: Corwin Press
F Vieira, M A Moreira, I Barbosa, M Paiva, I S Fernandes (2010). No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia, 2.ª ed. Mangualde: Edições Pedago
Programas e Metas Curriculares de Físico-Química (Ensino Básico), Física, e Química (Ensino Secundário) do Ministério da Educação e Ciência
Língua Português
Data da última atualização: 2015-11-28
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