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Seminário de Filosofia II

Código 12190
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 12
Carga Horária TP(90H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Ensino teórico-prático e em regime presencial.--
Estágios Não se aplica.--
Objectivos de Aprendizagem O principal objetivo da unidade curricular é familiarizar os estudantes com a abordagem temática dos conteúdos específicos do programa de filosofia de 11.º ano do ensino secundário. Procura-se que os estudantes alcancem desempenhos elevados nas seguintes competências: 1. Obter noções aprofundadas das temáticas e uma integração destas no âmbito do fenómeno filosófico;
2. Melhorar o sentido crítico dos temas selecionados consentâneo com a aplicação didática em contexto de ensino secundário;
3. Exercitar as competências específicas da filosofia e associá-las a competências metodológicas igualmente específicas desta disciplina.
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Conteúdos programáticos TEMA I – Retórica e Argumentação Éthos, páthos e lógos Persuasão e manipulação Argumentação e comunicação TEMA II – Filosofia do Conhecimento Problemas do conhecimento Arquitetónica de Kant A crença TEMA III – Filosofia da Ciência Questão do método Epistemologias de Popper e Kuhn A ideia de progresso científico Ciência e técnica TEMA IV – Temas do Mundo Contemporâneo A questão do trabalho Ética nos negócios A dignidade humana num mundo global O sofrimento e o sentido da existência TEMA VI – Horizontes da Filosofia O lugar da filosofia na cidade Educação para a cidadania
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A componente metodológica das sessões traduz-se nas seguintes modalidades: a) tutoria - informação sobre programa / temáticas do programa de filosofia de 11.º ano; b) trabalho prático - acompanhamento da elaboração dos papers / ensaios e a produção de reflexão didática e pedagógica conforme à natureza das questões filosóficas que o programa manifesta; c) frequência de 4 (2 cada semestre) actividades de conferências/colóquios/workshops da I&D LabCom.I.F.P., da Faculdade de Artes e Letras, programadas para 2018 e 2019.
Bibliografia principal Barata, A. (2006). Crença, corroboração e verdade científica. Covilhã: Lusofia: press. (www.lusosofia.net) Branco, M. L. (2011). Educar para a cidadania: Uma experiência de formação de professores dos ensinos básico e secundário. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. Domingues, J.A. (2009). Diálogo hermenêutico. Lusosofia: press (www.lusosofia.net) Fidalgo, A. (2008). As novas humanidades. Lusosofia: press (www.lusosofia.net) Rosa, J. (2012). O ‘Conflito das interpretações’ no Discurso Decisivo de Averróis. Lisboa: Universidade Católica Editora, p. 301-314. Santos, José Manuel (2012). A invisibilidade da técnica. Tecnicização e mundo da vida na filosofia de Hans Blumenberg. Lisboa: CFUL, 2012, pp. 75-100. Serra, J.P. (2008). Filosofia e Ciência. Lusosofia: press (www.lusosofia.net) Outra bibliografia será indicada no decorrer dos trabalhos do seminário.
Língua Português
Data da última atualização: 2015-07-30
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