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Desenvolvimento Curricular

Código 12461
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se construir um quadro compreensivo e integrador do desenvolvimento curricular (DC) com aprofundamento de conhecimentos e competências no domínio dos processos e projetos de desenvolvimento e gestão curricular. No final da UC o estudante deve ser capaz de: 1. Problematizar o conceito de currículo; 2. Conhecer os principais paradigmas, teorias, conceções e orientações curriculares; 3. Refletir sobre o papel do professor na gestão e no desenvolvimento curricular no ensino da Educação Física; 4. Analisar perspetivas de intervenção pedagógica assumindo como referenciais os resultados da investigação curricular; 5. Contribuir para o trabalho colaborativo em equipa; 6. Comunicar e fundamentar, de forma oral e escrita, o processo e resultados da sua atividade; 7. Utilizar estratégias auto-regulatórias da aprendizagem (ex. organização e transformação, auto avaliação).
Conteúdos programáticos 1. Currículo e Desenvolvimento Curricular
1.1. Conceitos fundamentais
1.2. Paradigmas, Teorias e Modelos Curriculares
1.3. Organização curricular e orientações normativas
2. Escola e Currículo
2.1. Currículo como projeto
2.2. Projetos curriculares
2.3. Papel e funções curriculares do professor
3. Aprendizagem e Currículo
3.1. Organização e gestão da aprendizagem
3.2. Diferenciação, flexibilização e integração curricular
4. Processos de inovação, avaliação e gestão curricular
4.1. Fundamentos e práticas
4.2. Avaliação das aprendizagens
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem e as metodologias pedagógicas desenvolvem-se em sessões teórico-práticas (com exposição e discussão de conteúdos, resolução e apresentação de exercícios teóricos e práticos de
exploração dos conhecimentos e expectativas relativas ao tema em estudo; monitorização das atividades em curso
e feedback sobre o trabalho realizado); estudo independente (com revisão da literatura e aprofundamento de
conhecimentos) e trabalho de grupo (com supervisão e feedback).
Bibliografia principal Francisco Sousa (2010). Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto Editora
GTI (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. APM.
José A. Pacheco (2002). Políticas de integração curricular. Porto Editora.
Kelley (2009). The currriculum: Theory and practice. Sage Publications.
L E kelly, V J Melograno (2004). Developing the Physical Education Curriculum: an Achievement-based Approach. Human Kinetics.
Maria P. Alves (2004). Currículo e avaliação. Uma perspectiva integrada. Porto Editora.
Maria C. Roldão (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências - as questões dos professores.Editorial Presença.
Richard A. Schmuck, Shareen E. Bell & Warren E. Bell (2012). The handbook of organization development in schools
and colleges: building regenerative capacity, 5th ed. EPI.
A Syomwene (2020). Curriculum theory. Characteristics and funcions. European Journal of Education Studies 7(1), 326-337.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-14
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