Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
  4. Estágio Pedagógico

Estágio Pedagógico

Código 12467
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 48
Carga Horária E(600H)/OT(60H)
Área Científica Formação de Professores de Educação Física
Tipo de ensino Prática Profissional ao ocorrer em contexto real de ensino
Estágios sim
Objectivos de Aprendizagem Integrar os estudantes na vida profissional de forma progressiva e orientada, desenvolvendo as competências profissionais necessárias para responder aos desafios e exigências da profissão.
RA
- Conceber e realizar o estágio como um projeto autónomo de formação integrado numa equipa educativa, assumindo a responsabilidade da aprendizagem e da partilha de conhecimentos e experiências nos diferentes domínios da profissão (lecionação, direção de turma, desporto escolar, e transferência do conhecimento)
- Projetar a atividade de ensino, no quadro pedagógico referenciado nas condições gerais e locais da educação, imediatas da relação educativa, na especificidade da Educação Física no currículo e nas características do(s) aluno(s)
- Demonstrar capacidade de compreender a escola, os alunos e a comunidade, e caracterizar as necessidades da escola no âmbito da Educação Física e do Desporto Escolar
- Demonstrar capacidade de investigar e produzir saberes referenciados à sua ação educativa.
Conteúdos programáticos Os conteúdos programáticos do Estágio Pedagógico estão estruturados nas seguintes áreas de desempenho:
1. Lecionação;
2. Direção de turma;
3. Desporto Escolar;
4. Investigação e transferência do conhecimento.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas em contexto escolar terá a supervisão do orientador cooperante e do orientador científico da UBI. Desta forma, será possível aos alunos desenvolver e aprofundar em conhecimentos e competências relacionadas com a intervenção em contexto escolar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física. A supervisão do orientador científico da UBI assumirá especial importância na criação de hábitos de reflexão crítica sobre os problemas vividos e a intervenção em contexto escolar, e o fornecimento aos alunos de conhecimentos e técnicas de intervenção, fundamentadas cientificamente, que permitam melhorar a sua intervenção pedagógica. A classificação resulta de: 50% da Nota do Orientador Cooperante e; 50% da Nota da Avaliação do Relatório de Estágio e respetiva apresentação e defesa pública do mesmo.
Bibliografia principal - Batista, P. (2013). Olhares sobre o estágio profissional em Educação Física. Porto: FADEUP.
- Carreiro da Costa, F. (2010). Educação Física: disciplina dispensável vs. disciplina imprescindível. Como
ultrapassar a situação paradoxal que caracteriza a Educação Física? Revista Brasileira de Docência,
Ensino e Pesquisa em Educação Física, 2(1), 91-110.
- Mesquita, I. (2014). O Professor de Educação Física: Fundar e dignificar a profissão. Porto: FADEUP.
- Outra bibliografia é definida em cada núcleo de estágio e nas reuniões de orientadores.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-09-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.