Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
  4. Organização da Educação Física no Sistema Educativo

Organização da Educação Física no Sistema Educativo

Código 12469
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária S(15H)/T(15H)/TP(15H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Presencial
Estágios --
Objectivos de Aprendizagem Com esta Unidade Curricular (UC) pretende-se complementar e aprofundar, com um cariz prático / operacional, a atividade do Professor de Educação Física em três grandes domínios: 1) Organização e Gestão do Ensino-Aprendizagem; 2) Participação na Escola e Relação com a Comunidade e; 3) Desenvolvimento Profissional.
Conteúdos programáticos 1. Organização e Gestão do Ensino-Aprendizagem:
1.1. Os Programas de Educação Física;
1.2. O Planeamento;
1.3. Gestão da Indisciplina e Conflitos na Aula.
2. Participação na Escola e Relações com a Comunidade:
2.1. O papel da Educação Física no curriculum pedagógico;
2.2. A Educação Física no contexto escolar;
2.3. O exercício de diferentes funções na escola (coordenação de departamento, direção de instalações, direção de turma, direção);
2.4. Desporto escolar;
2.5. Desenvolvimento de um projeto de Escola Ativa.
3. Desenvolvimento Profissional:
3.1. Aquisição de Competências Profissionais (ética, prática reflexiva, formação contínua);
3.2. O Papel do Professor no Contexto Educativo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino incluem aulas teóricas (T) e aulas teórico-práticas (TP). O conhecimento subjacente às aulas T deve ser reforçado nas aulas TP (i.e. a aplicação dos conhecimentos teóricos através de exemplos práticos em situações de ensino-aprendizagem). O sistema de ensino à distância será realizado através da plataforma Zoom e com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e situações aplicadas fiquem rapidamente disponíveis para os estudantes. A avaliação incidirá sobre o conhecimento, compreensão e aplicação, análise crítica, comunicação efetiva e habilidades de desempenho.
Bibliografia principal - Bento, J. (1987). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.
- Kirk, D. (2010). Physical education futures. Oxon: Routledge.
- Kirk, D., MacDonald, D., & O'Sullivan, M. (2006). Handbook of Physical education. Sage Publications.
- Ovens, A., Hooper, T., & Butler, J. (2013). Complexity Thinking in Physical Education: Reframing Curriculum, Pedagogy and Research. New York: Routledge.
- Stolz, S. (2016). The Philosophy of Physical Education. Oxon: Routledge.
- Vickers, J. (1990). Instructional Design for Teaching Physical Activities. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.
- Programas Nacionais e Metas para a Educação Física no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (disponíveis em http://www.dge.mec.pt/).
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.