Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Metodologias de Investigação e Comunicação em Biotecnologia

Metodologias de Investigação e Comunicação em Biotecnologia

Código 12470
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Biotecnologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Esta UC visa desenvolver a capacidade de aplicação das regras e técnicas que conduzem à elaboração de trabalhos científicos e à sua melhor comunicação. Pretende-se que o aluno conheça as diferentes etapas fundamentais de um processo de investigação, utilizando eficazmente diferentes instrumentos de análise e interpretação de dados, bem como meios e métodos para divulgar os resultados produzidos a diferentes públicos.
Os alunos deverão:
-Conhecer a metodologia a aplicar na prática de investigação científica e usada em ensaios clínicos;
-Saber usar fontes de informação bibliográficas para obter conhecimento sobre progressos recentes num determinado tema;
-Ser capazes de aplicar ferramentas de análise quantitativa de dados, dominando técnicas elementares de análise estatística;
-Possuir habilidades em escrita científica e estruturação de diferentes tipos de publicação;
-Saber usar informação disponível para preparar diferentes tipos de apresentação direccionada a diferentes públicos.
Conteúdos programáticos - Metodologia a aplicar na prática de investigação científica. Planeamento, “design” da investigação e experimentação. Introdução aos ensaios clínicos.
- Fontes de informação bibliográficas: Compreender o papel das publicações na ciência; Pesquisar e identificar publicações relevantes; Técnicas de gestão de informação;
- Ferramentas de análise quantitativa de dados: Introdução à estatística descritiva; Operações básicas SPSS; Manipulação dos dados, edição, transformação; Comparação de grupos de casos; Análise fatorial; Regressão linear e correlação; Exploração e cruzamento de variáveis; Teste paramétricos; Teste não paramétricos.
- Noções básicas de escrita científica: Elaboração de relatórios formais e técnicos; Estruturação de diferentes tipos de artigos e sua submissão.
- Direitos de Propriedade Intelectual (Patentes/Marcas/Modelos).
- Como estruturar uma apresentação oral e um cartaz para diferentes públicos. Como organizar eventos científicos e realizar um “press release”.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino programadas englobam palestras, aulas expositivas e teórico-práticas nas quais a metodologia pedagógica aplicada é baseada no ensino tutorial. Nestas os estudantes são orientados pelo professor na utilização de ferramentas de pesquisa, tratamento, organização e transmissão de informação.
A avaliação da unidade curricular é constituída pela avaliação dos seus 2 módulos fundamentais: A-“Regras e técnicas para a elaboração de trabalhos científicos e sua melhor comunicação” e B- “ Ferramentas de análise quantitativa de dados”.
- O 1º e 2º módulos contribuem respectivamente com 55% e 45% na nota final:
Nota final = 55% A + 45% B, para aprovação = 10 (0–20).
- A avaliação do módulo A compreenderá: a realização de uma comunicação oral (20%), uma apresentação sob a forma de poster (20%), uma frequência (10%) e a preparação do curriculum vitae tendo em vista diferentes fins (5%).
- A avaliação do módulo B compreenderá a realização de 3 testes.
Bibliografia principal - Pocinho, M. Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. (2012); Editora LIDEL; ISBN: 9789727579167.
- Carvalho, J. E. Metodologia do trabalho científico: saber-fazer da investigação para dissertações e teses. (2002); Escolar Editora; ISBN:972592147X.
- Peace, K.E., Chen D. “Clinical Trial Methodology” (2011); CRC Press: ISBN: 13: 978-1-58488-918-2
- Bases de dados.
- Revistas científicas.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.