Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Biotecnologia e Inovação

Biotecnologia e Inovação

Código 12481
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Biotecnologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem A Unidade Curricular permite que os estudantes adquiram uma visão global sobre as diferentes vertentes da Biotecnologia, bem como identifiquem abordagens inovadoras nesta área. Assim, os estudantes deverão adquirir os seguintes conhecimentos/competências: - Aplicar o conceito de Biotecnologia, relacionando com os seus objetivos gerais de desenvolvimento de produtos, processos ou serviços. - Identificar e caracterizar as metodologias inovadoras desenhadas para otimizar cada etapa do processo biotecnológico, potenciando a sua integração e aplicação à escala industrial para produção de produtos de interesse. - Estudar exemplos atuais e inovadores de desenvolvimento e/ou aplicação de produtos ou tecnologias em diferentes áreas da Biotecnologia.
Conteúdos programáticos - Inovação num processo biotecnológico. Manipulação e controlo de vias metabólicas de sistemas hospedeiros. Avaliação Proteómica e Metabolómica. Métodos seletivos de recuperação. Partículas Magnéticas e Líquidos Iónicos. Tecnologia de Purificação em Contínuo e Novos suportes. - Sistemas de entrega e Direcionamento de fármacos. Sistemas nanométricos. Encapsulação de fármacos. Funcionalização de sistemas. Direcionamento passivo e ativo. Casos de estudo. - Terapia Génica e Mecanismos de Silenciamento. Conceitos de Terapia Génica, Vacinas de DNA e Mecanismos de RNA de interferência. Desafios e Avanços destas novas abordagens terapêuticas. - Produção de “Bio”Pigmentos em Microrganismos. Nova geração de pigmentos produzidos por bactérias vs corantes sintéticos. Produção de pigmentos bacterianos. Aplicações na indústria têxtil, alimentar e farmacêutica. - Processos de produção em Microalgas. Microalgas com maior potencial técnico-económico. Bioeconomia. Produção de biomassa algal e extração de produtos para aplicações na indústria alimentar, cosmética e farmacêutica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Vertentes envolvidas na metodologia de ensino-aprendizagem:
- Aulas tutoriais e seminários com especialistas da área para complementar os conteúdos teóricos e aplicações. A metodologia tutorial permite uma maior intervenção e atividades de pesquisa por parte dos alunos de forma a atingir os objetivos propostos, considerando a bibliografia recomendada, com orientação do docente.
- Aprendizagem baseada em problemas envolvendo casos estudo.
- Serão realizadas duas avaliações com a finalidade de averiguar o grau de domínio das matérias transmitidas. A avaliação do projeto a realizar pelos alunos terá como finalidade avaliar a capacidade que adquirem para idealizar um projeto com recurso à utilização criativa dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia principal - Woollett, G R. Innovation in Biotechnology: Current and Future States. Clinical Pharmacology & Therapeutics. 2012. 91:17.
- Tuli H.S. et al. Microbial pigments as natural color sources: current trends and future perspectives. Journal of Food Science and Technology. 2015. 52: 4669
- Handbook of Microalgal Culture: Applied Phycology and Biotechnology, 2nd Edition, Amos Richmond and Qiang Hu (Editors), May 2013, Wiley-Blackwell, ISBN: 978-0-470-67389-8.
- Artigos científicos relevantes na área.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.