Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioquímica
  4. Oncobiologia

Oncobiologia

Código 12491
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Obter conhecimentos sobre as bases moleculares e celulares do cancro, reconhecer a importância da investigação básica na evolução das aplicações clínicas em oncologia, saber executar algumas técnicas laboratoriais usadas na investigação do cancro.
Os alunos deverão adquirir as bases conceptuais e práticas para realizar investigação em oncobiologia. Deverão compreender o aparecimento e progressão das doenças oncológicas e sentirem-se aptos a discutir e elaborar estratégias para desenvolver investigação neste dominio, e exercerem funções técnicas em meio laboratorial. Espera-se ainda que consigam resolver problemas associados aos temas analisados, mostrando a capacidade de aplicar o conhecimento à prática. Ao nível das atitudes, os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade para trabalhar em equipa na resolução de problemas e na aquisição de conhecimentos.
Conteúdos programáticos Caracterização de tumores benignos e malignos: classificação, evolução e histologia
Agentes causadores de cancro: conceito de agente carcinogénico e agentes mutagénico, factores ambientais, factores associados ao estilo de vida, hereditariedade, vírus e bactérias com acção transformante, comportamento reprodutivo e sexual
Controlo do ciclo celular
Oncogenes
Genes supressores de tumores
Apoptose
Importância dos telómeros na senescência celular e na imortalização das células
Instabilidade genómica e cancro
Matriz extracelular, adesão celular e cancro
Angiogénese
Metastização dos tumores
Células estaminais cancerosas

TÉCNICAS LABORATORIAIS
1. Colorações simples e imunohistoquímica.
2. Cultura de linhas celulares
3. Ensaio de proliferação celular
4. Ensaios de apoptose
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1-Avaliação por frequência- Os alunos que frequentarem 80% das aulas práticas e 60% das aulas teóricas obtêm frequência da disciplina. A avaliação por frequência consistirá de i) duas frequências (F1 e F2), constituídas por perguntas de escolha múltipla, cuja média aritmética irá corresponder a 70% da nota final; ii) da apresentação do relatório (R) das aulas práticas, trabalho que será efectuado também em grupos de 3 alunos e que deverá sumarizar todos os trabalhos efectuados e resultados obtidos, no formato de artigo científico (sumário, introdução, material e métodos, resultados, discussão e bibliografia) que corresponde a 15% da nota final; iii) da apresentação destes artigos/relatórios (A) a todos os colegas na forma de comunicação oral. A classificação obtida nesta apresentação corresponde a 15% da nota final. Os alunos obtêm aprovação na disciplina se a classificação por frequência calculada pela fórmula abaixo for = a 9,5, desde que a media das duas frequências seja (F1+F2)
Bibliografia principal Livros de texto:
Weinberg R A (2014) The Biology of Cancer, Garland Science, Whitehead Institute for Biomedical Research Ed., 864p.


Língua Português
Data da última atualização: 2020-03-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.