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Empreendedorismo e Inovação Empresarial

Código 12537
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária OT(10H)/TP(20H)
Área Científica Gestão
Objectivos de Aprendizagem Em termos de objetivos:
1. Compreender o processo de deteção e análise de oportunidades de negócio de base tecnológica; e
2. Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de uma tecnologia e dos recursos necessários para a sua comercialização;
Resultados de aprendizagem:

Em termos de conhecimentos:
Introdução às principais abordagens de empreendedorismo e inovação empresarial, bem como de estruturação de modelos de negócio.
Em termos de aptidões e competências:
O estudante deve ser capaz de validar a escolha do modelo de negócio; e
O estudante deve ser capaz de analisar casos de estudo que versam o desenvolvimento de novas iniciativas empresariais e de processos de inovação e empreendedorismo organizacional.
Conteúdos programáticos As aulas são teóricas-práticas, com exposição teórica dos materiais apoiados em formato multimédia e posterior apresentação dos casos, para fins de análise e discussão (disponível para os alunos em formato digital).

Módulo 1: Conceitos Introdutórios
Capítulo I: Inovação e Empreendedorismo

Módulo 2: Ideias Criativas e Dimensões Competitivas
Capítulo II: Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio
Capítulo III: Universidades e Formas de Comercialização de Tecnologia
Capítulo IV: O Processo de Criação de Novos Negócios

Módulo 3: Oportunidade de Negócio
Capítulo V: Metodologias de Análise de Oportunidades de Negócio
Capítulo VI: Estruturação do Modelo de Negócio

Módulo 4: Plano de Oportunidade de Negócios
Capítulo VII: O Plano de Negócios

Módulo 5: Desenho de uma Proposta de Valor
Desenvolvimento de casos > As aulas são teóricas-práticas, com exposição teórica dos materiais apoiados em formato multimédia e posterior apresentação dos casos, para fins de análise e discussão (disponível para os alunos em formato digital).

Módulo 1: Conceitos Introdutórios
Capítulo I: Inovação e Empreendedorismo

Módulo 2: Ideias Criativas e Dimensões Competitivas
Capítulo II: Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio
Capítulo III: Universidades e Formas de Comercialização de Tecnologia
Capítulo IV: O Processo de Criação de Novos Negócios

Módulo 3: Oportunidade de Negócio
Capítulo V: Metodologias de Análise de Oportunidades de Negócio
Capítulo VI: Estruturação do Modelo de Negócio

Módulo 4: Plano de Oportunidade de Negócios
Capítulo VII: O Plano de Negócios

Módulo 5: Desenho de uma Proposta de Valor
Desenvolvimento de casos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas são teórico-práticas, com exposição teórica das matérias suportadas em formato multimédia e posterior apresentação de casos e seminários convidados.

Critérios de avaliação (C):
C1: Participação proactiva nas aulas: Peso de 25%
C2: Elaboração de um caso de estudo (3 elementos): Peso de 45%
C3: Apresentação de um caso de estudo (3 elementos): Peso de 30%
Bibliografia principal Base:
Byers, T; Dorf, R.; e Nelson, A. (2015). Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 4th Edition, McGraw Hill, Education, New York.

Complementar:
Baptista, R. & J. Leitão (Eds.) (2015). Entrepreneurship, Human Capital and Regional Development, Series: International Studies in Entrepreneurship, Springer, USA. ISBN: 978-3-319-12870-2.
Bernarda, G.; Smith, A.; and Papadakos, T. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, Wiley, ISBN: 978-1-118-96805-5.
Leitão, J. (2019). Diapositivos de Apoio às Aulas de Empreendedorismo e Inovação Empresarial*, MBA@UBI, Disponibilizada em formato *.pdf.
Leitão, J. (2019). Open Innovation Business Modeling: Gamification and Design Thinking Applications, Series: Contributions to Management Science, Springer. ISBN: 978-3-319-91281-3.
Leitão, J.; Ferreira, J.; e Azevedo, S. (2008). Dimensões Competitivas de Portugal: Contributos dos Territórios, Sectores, Empresas e Logística, Editora Centro Atlântico. ISBN: 978-989-615-057-0.
Osterwalder, A. & Y. Pigneur (2011). Criar Modelos de Negócio, Colecção Economia & Empresa, Dom Quixote, Lisboa. ISBN: 9789722044974.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-10
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