Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Comunicação Política

Comunicação Política

Código 12582
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Ciência Política
Tipo de ensino -- Presencial.
Estágios -- Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem -- Pretende-se que os alunos adquiram uma compreensão histórica alargada da origem e das funções da comunicação política nas sociedades contemporâneas.
-- No final da leccionação da UC o estudante deve ser capaz de i): delimitar e operacionalizar o conceito de «comunicação política»; ii) identificar e descrever os principais modelos de «comunicação política» existentes nas sociedades contemporâneas; iii) examinar e discutir a função dos mass media na elaboração da «comunicação política».
Conteúdos programáticos --
1. «Comunicação Política»: Definição do Conceito
2. Multidões, Massas, Públicos, Audiências
3. Engenharia do Consentimento
4. Os Profissionais da Aquiescência: Storytelling e Spinning
5. Opinião Pública e Propaganda: Planificação e Gestão da Mente Pública
6. O Idioma Analítico da Propaganda
7. Espionagem Política
8. António de Oliveira Salazar: Estudo de Caso de «Comunicação Política»
Bibliografia principal -- 1. Lilleker, Darren G., Key Concepts in Political Communication, Sage Publications Ltd, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, 2005.
2. Le Bon, Gustave, Psicologia das Multidões, Edições Roger Delraux, Porto, 1985.
3. Herman, Edward S., & Chomsky, Noam, Manufacturing Consent. The Political Economy of the Mass Media, The Bodley Head, London, 2008.
4. Ferro, António, Entrevistas a Salazar, Parceria A. M. Pereira, Lisboa, 2007.
Língua Português

Curso

Marketing
Data da última atualização: 2020-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.