Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design de Moda
  4. Projeto de Design de Moda II

Projeto de Design de Moda II

Código 12597
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem Aplicar e relacionar conhecimentos adquiridos, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas em situações novas, multidisciplinares e complexas
Ser capaz de selecionar, em função do projeto, materiais e processos de produção para a concretização de protótipos
Desenvolver competências para a execução de projetos, organização e planeamento da produção de coleções de design de moda e concretização de protótipos
Desenvolver a capacidade de implementação da coleção/projeto, nomeadamente em forma de desfile/apresentação para o mercado
Adquirir e desenvolver estratégias pessoais e profissionais como designer de moda, que também sustentem a autonomia para a aprendizagem ao longo da vida
Conteúdos programáticos 1- Ultimação do projeto final de design de moda - "Desenvolvimento de uma coleção de moda".
2-Produção das coleções. Articulação com outras unidades curriculares para a concretização dos protótipos.
3- Avaliação das propriedades de desempenho durante o uso e sua relação com o produto, mercado e preço.
4- Comunicação e apresentação das coleções.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino-aprendizagem prevê a aquisição de conhecimentos através do estudo centrado no projeto. Assim, a metodologia pedagógica é ativa e cooperativa, incentivando a reflexão e centrando no estudante a aplicação dos conceitos e a resolução de problemas.
Nas aulas teórico-práticas o professor introduz os conteúdos programáticos à medida que a execução do projeto assim o exige e permite. As fases de progressão dos trabalhos são apresentadas oralmente e discutidas perante a turma.
Nas aulas práticas os estudantes executam individualmente, com supervisão do professor, o projeto de coleção até aos protótipos finais e apresentação.
A avaliação resulta da prestação dos estudantes na execução do projeto:
Classificação = 20% CCM + 20% FT + 30% PPP + 20% A + 5% E + 5%
Critério de frequência: mínimo de 6 valores. Critério de aprovação: classificação igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia principal E.Manzini & J. Cullars (1992) Prometheus of the Everyday: The Ecology of the Artificial and the Designer's Responsibility. Design Issues, Vol. 9, No. 1, pp. 5-20
N. W. Nixon & J. Blakley (2012) Fashion Thinking: Towards an Actionable Methodology. Fashion Practice, 4:2, 153-175
A.FraAnKlin (2014) Phenomenal dress! A personal phenomenology of clothing. Clothing Cultures Volume 1 Number 1, pp. 83–91
H. Carr & B. Latham, (1988), The technology of clothing manufacture, Ed. BSP, Oxford
D. J. Tyler, (1991), Materials management in clothing production, Ed. BSP, Oxford
R. Glock & G. Kunz, (1995), Apparel manufacturing: Sewn Product Analysis, Prentice-Hall, Inc.
H. Carr & J. Pomeroy, (1992), "Fashion Design and Product Development. Oxford: Blackwell Scientific Publications
Sadhan Chandra Ray, (2012), Fundamentals and Advances in Knitting Technology, Woodhead Publishing India Pvt. Ltd.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.