Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design de Moda
  4. Seminários de Design de Moda

Seminários de Design de Moda

Código 12609
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 12
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Adquirir conhecimentos alargados, multidisciplinares e complementares à formação adquirida, de apoio à elaboração da Dissertação/Projeto/Estágio em Design de Moda, inclusive visando maior capacitação ao exercício da profissão no mercado de trabalho.
Compreender o funcionamento e a participação em conferências nacionais e internacionais, bem como eventos profissionais, nomeadamente feiras de moda, calçado e acessórios.
Desenvolver a capacidade de redigir textos científicos e relatórios profissionais.
Conhecer o enquadramento legal do exercício da profissão e a sua dimensão ética.
Conteúdos programáticos Os conteúdos desta UC prendem-se na pertinência de temas atuais na área do Design de Moda e às propostas de investigação dos mestrandos, as quais são facultadas no início do semestre para ordenação do programa e palestrantes convidados.
Os conhecimentos são adquiridos pelos estudantes, devidamente orientado pelo professor, de acordo com um elenco de trabalhos e atividades:
1-Realização de um trabalho de síntese de pesquisa bibliográfica sobre uma determinada temática (estado da arte), em articulação com a Dissertação/Projeto/Estágio em Design de Moda
2-Elaboração de um resumo (abstract) de artigo científico para submissão a uma conferência científica ou congresso profissional, ou submissão de artigo a uma revista (journal) ou congresso científico.
3- Apresentação de relatório por participação em conferências de cariz científico ou palestras, workshops de cariz profissional.
4-Visitas de estudo a empresas, lojas, feiras, organismos, eventos com apresentação de relatório.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino assenta no acompanhamento tutorial dos estudantes pelo professor da unidade curricular. É uma metodologia cooperativa, incentivando à reflexão e centrando no estudante a aquisição de conceitos, a pesquisa e participação em atividades. O professor gere e é o garante do funcionamento da UC, planeia e lança os trabalhos e as atividades e, depois, acompanha e esclarece dúvidas na elaboração dos trabalhos.

A avaliação compreende os seguintes fatores: realização de um trabalho de pesquisa bibliográfica (40%); realização de um abstract a submeter a uma reunião científica (25%); presença em reuniões científicas (10%) e entrega de um relatório alusivo às mesmas (25%).
Bibliografia principal Silva, A.L., (2005), "Metodolraougia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação", UFSC.
Sousa, M. J., Baptista, C. S., "Como Fazer Investigação, Dissertação, Teses e Relatórios - Segundo Bolonha", ISBN 978-989-693-001-1
Eco, U., (2007), "Como se Faz uma Tese", Editorial Presença.
Lee, Suzanne, (2005), Fashioning the Future: Tomorrows Wardrobe. Thames & Hudson.
Horne, L., (2012), New product development in textiles – innovation and production, The Textile Institute, Woodhead Publishing Limited, Cambridge, England.
Paulo J. S. Gil; Ana F. C. Relvas (2015). O Pequeno Livro daDissertação. IST.
Revistas Científicas:
Fashion Theory: The Journal of Dress, Body & Culture
Fashion Practice, The Journal of Design, Creative Process and the Fashion Industry
dObra[s]. ABEPEM
Iara. Revista de Moda, Cultura e Arte- SENAC
ModaPalavra. e-periódico UDESC.
Convergências. IPCB.
Anais de congressos, tal como o Colóquio de Moda ou DESIGNA.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.