Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Empreendedorismo

Empreendedorismo

Código 12697
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino presencial
Estágios não tem
Objectivos de Aprendizagem Transmitir conhecimentos sobre o empreendedorismo e a criação de empresas, desenvolver no formando uma série de competências e atitudes que fomentem o espírito empreendedor, visando a criação de novas empresas/ novos projectos em empresas/instituições existentes.
Conteúdos programáticos 1. Condições ambientais e criação de empresas
2. Empresário/Empresária
3. Ideia empresarial
4. Plano de empresa
5. Estratégias de entrada na função empresarial
6. Trâmites legais para a criação de empresas
7. Fomento à atividade empresarial
8. Início de atividade empresarial
9. Fatores de êxito e fracasso das novas empresas
10. Acompanhamento de trabalhos


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A nota final corresponderá a 4 momentos de avaliação:
*Relatórios (20%). Os relatórios consistirão em trabalhos temáticos sobre os conteúdos abordados nas aulas.
*Participação Ativa (20%) com uma assiduidade (75% das aulas) e elaboração de trabalhos/casos práticos.
*Caso prático sobre criação de empresas e empreendedorismo: trabalho individual sobre um estudo de caso, apresentado em power point (5 minutos) e preenchimento de um questionário com as informações desse mesmo caso, (30%).
*Proposta de Criação da Empresa, trabalhos de grupo (30%).
Bibliografia principal Bamford, C. E., & Bruton, G. D. (2019). Entrepreneurship: The Art, Science, and Process for Success. 3rd Edition. McGraw-Hill Education.
Carvalho, L., & Costa, T. (2015): Empreendedorismo Uma visão global e integradora. Edição Sílabo.
Hisrich, R. Peters and M. Shepherd, D. (2016): Entrepreneurship. 10thEd McGraw-Hill.
Madeira, M.J. e outros (2016): Manual de Empreendedorismo Social: Da Ideia aos Planos de Negócio, Projeto IDEARIA, Universidade da Beira Interior, Covilhã. ISBN: 978-989-20-6523-6.
Sarkar, Soumodip (2014): Empreendedorismo e Inovação-, 3ª Ed. Escolar Editora, Lisboa.
Scarborough, N. and Cornwall, J. (2019) – Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management , 9th Edition, Pearson Prentice Hall.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.