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Design de Sportswear

Código 12761
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 7
Carga Horária PL(30H)/T(15H)/TP(15H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Ensino presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
1.Recolher informação apoiada num processo de pesquisa constante e no desenvolvimento metódico com a criação de um projeto de moda alicerçado nas etapas de criação de projetos de design de moda sportswear.
2.Incentivar os estudantes a ganhar competências para a vida profissional, numa aproximação ao ritmo e precisão de trabalho.
3.Conseguir construir peças de vestuário sportswear e com elas produzir imagens de moda fiéis à visão dos projetos de desenvolvidos, reconhecendo a importância da componente estética e funcional e da sua comunicação visual ao consumidor/cliente.
4.Reconhecer o design de moda enquanto atividade global.
5. Ser capaz de usar e aplicar as metodologias de pesquisa e projetuais ao design de moda sportswear, adquirindo competências pessoais para atividades em grupo e de âmbito multidisciplinares.
Conteúdos programáticos Conteúdos programáticos:
1.As diferentes abordagens ao design de produtos sportswear:
1.1. Os tipos de coleções com foco no público-alvo e o seu estilo de vida.
1.2.A importância da componente estética versus funcional.
1.3. Multiplicidade de discursos.
2.Pesquisa e análise de tendências de moda para sportswear.
2.1 .Fontes de informação. Pesquisa histórica.
2.2.Análise e apreciação crítica.
2.3. Análise da concorrência.
2.4. Tendências de cores de materiais e acabamentos para sportswear
3.Estudo de metodologias de projeto enquanto plataforma esquemática no desenvolvimento de produtos de moda sportswear de resposta a briefings dos consumidores/compradores.
4. Projeto.
4.1.Pesquisa de tendências.
4.2.Definição dos produtos/mercado.
4.3.Painéis ambiente, de conceito, de matérias e de paletas de cor.
4.4. Silhuetas base, padrões e tingimentos para produção dos projetos.
4.5.Desenho de esboços e representação técnica vetorial.
4.6.Elaboração de fichas técnicas. Confeção. Fotografar os produtos. Apresentação oral
Bibliografia principal Bibliografia de consulta:
ARNOLD, R. (2008). The American Look: Sportswear, Fashion and the Image of Women in 1930s and 1940s New York. IB Tauris
BUXBAUM, G. (Ed.). (2005). Icons of fashion: the 20th century. Prestel
SPORTWEAR INTERNATIONAL, (2012) The Denim Bible
BARTHES, R. (1999) Sistema da Moda. Edições 70, Lisboa.
BORRELLI, L. (2002) Fashion Illustration Now Thames & Hudson
JONES, Sue Jenkyn (2002) Fashion Design. London: Laurence King Publishing Ltd.
MUNARI, Bruno (1993). “Das coisas nascem coisas”, Edições 70, Lisboa.

Artigos Científicos:
LEE, Y. M., & PARK, J. O. (2012). Modern sports-inspired fashion through active sportswear development history. The Research Journal of the Costume Culture,20(5), 635-654.

Revistas de Moda:
SPORTWEAR INTERNATIONAL
DAZED&CONFUSED
DIF

Webgrafia
http://www.breadandbutter.com/
http://www.denimbypremierevision.com/
www.wgsn.com/
http://www.apa.org/
http://books.google.pt/
Língua Português
Data da última atualização: 2020-03-11
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