Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Realização e Produção Multimédia

Realização e Produção Multimédia

Código 12796
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 8
Carga Horária OT(15H)/TP(60H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Aulas teórico-praticas com orientação para projecto multimédia.
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular de Realização e Produção Multimédia tem como objectivo desenvolver a capacidade de conceber, planear, prototipar sistemas e aplicações de Design Multimédia que envolvam interfaces e conteúdos audiovisuais dinâmicos e ou interativos.

O conhecimento da complexidade de produção de um projeto contemporâneo nas áreas do Multimédia e no campo alargado dos Média Digitais, nas diversas tipologias de conteúdo e plataformas digitais de suporte à edição e publicação, enquadra-se como o objectivo principal da componente teórico prática e laboratorial. Este quadro identifica a necessidade dos alunos desenvolverem competências técnicas diversificadas em sede de produção de Projeto Multimédia.

Processos de trabalho em equipa e de gestão de Projeto Multimédia são objectivos fundamentais a desenvolver pelos alunos. Esta prática visa identificar aptidões e preparar os alunos para os aspectos colaborativo e competitivo em contexto de produção profissional, na diversidade de competências, e a para a exigência das capacidades técnicas e de desempenho pessoal.
Conteúdos programáticos • Formatos e conteúdos multiplataforma: Design Responsivo, estruturas Hipermédia e Produção Transmédia
• Gestão de Projeto Multimédia: Planeamento; Produção; Edição; Pós-produção
• Design de experiência do utilizador
• Design de Interface: pesquisa, sketching e prototipagem de interfaces.
• Mercado de Media Digitais, Distribuição e modelos de Sustentabilidade: Comunicação e Marketing Digital
• Metodologia de Sprint Design para produto digital
• Laboratório de Projeto Individual
• Laboratório de Projeto em Equipa
• Apresentação e Publicação de Projetos Individuais e em Equipas de Projeto Multimédia.
Pretende-se que a programação da unidade curricular dê aos alunos um conhecimento abrangente e atualizado dos modelos de produção e das características conceptuais e técnicas presentes na produção Multimédia e de Media Digitais contemporâneas. A gestão colaborativa dos processos de criação é igualmente importante para atingir objectivos de aprendizagem inter-pessoal
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Documentação, expositiva e participada, de conceitos de Realização e processos de Produção para desenvolvimento de Projeto. Análise crítica sobre projetos de referência na área e reflexão partilhada com os alunos. Experimentação laboratorial criativa sobre conteúdos e plataformas editoriais Multimédia, Hipermédia. Exercício laboratorial de criação de conteúdo para aplicação e consolidação dos conhecimentos teórico-práticos das aulas. Apresentação e Discussão em aula dos processos de trabalho utilizados durante a fase projetual e resultados finais alcançados. CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO: a) Exercícios de desenvolvimento individual de conteúdos para projeto multimédia c) Desenvolvimento de projeto de equipa multidisciplinar na área do Design Multimédia e dos Média Digitais: avaliação do projeto enquanto produção colectiva e nas suas áreas de desenvolvimento individuais d) Registo da participação ativa do aluno no decorrer dos vários projectos
Bibliografia principal ALEXANDER, B. (2011). The new digital storytelling: Creating narratives with new media. Santa Barbara, Calif: Praeger.
BERNARDO, N. (2011). The producer's guide to transmedia: How to develop, fund, produce and distribute compelling stories across multiple platforms. Dublin, Ireland: Beactive Books.
BERRY, M., & SCHLESER, M.(2014). Mobile Media Making in an age of Smartphones. New York: Palgrave Macmillan.
DAVIDSON, D., & Carnegie-Mellon University (2010). Cross-media communications: An introduction to the art of creating integrated media experiences. PGH, Pa.: ETC Press.
FRIEDMANN, A. (2010). Writing for visual media. Burlington, MA: Focal Press. Bottom of Form
KOO, Ryan (2012). The DSLR Cinematography Guide. No Film School?Acessível na Internet: http://nofilmschool.com/subscribe
LIETAERT, M. (2011). Webdocs: A survival guide for online film-makers. Brussels: Not so crazy!.
MAEDA, John (2001) Design By Numbers, The MIT Press
NOBLE, J. J. (2009). Programming interactivity: A designer's guide to processing, Arduino, and openFrameworks. Beijing: O'Reilly.
ZEISER, A. (2014). Transmedia marketing: From film and tv to games and digital media. Focal Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-07-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.