Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Sistemas Mecânicos para Egi

Sistemas Mecânicos para Egi

Código 12934
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que o aluno estruture os conhecimentos sobre comportamento mecânico dos materiais, adquira capacidade de análise e atitude de síntese daqueles conhecimentos direcionadas para projeto/dimensionamento e apreenda conceitos, características e finalidades de elementos mecânicos.
Analisar o comportamento mecânico dos materiais no que concerne às tensões e deformações, comportamento elástico e plástico, leis constitutivas e resistência.
Estabelecer conceitos, finalidades e características dos componentes de sistemas mecânicos por forma a abarcar aspectos referentes ao funcionamento, seleção, projeto/dimensionamento (estático e à fadiga), segurança e fiabilidade de equipamentos mecânicos.
Projetar órgãos de máquinas alicerçando uma metodologia e procedimentos aplicáveis à generalidade dos elementos de máquinas, mecanismos, máquinas e estruturas.
Conteúdos programáticos 1– Introdução: Considerações e metodologias de projeto mecânico; Seleção e Propriedades dos Materiais; Análise de tensões e deformações; Coeficientes de segurança. 2- Fadiga de componentes mecânicos: Caracterização do processo de ruína por fadiga; Curvas de resistência; Métodos de dimensionamento/projecto à fadiga. 3– Dimensionamento de veios à fadiga; Deformação de veios; Velocidade crítica de rotação. 4 – Transmissão de potência por engrenagens: Dentado; Propriedades da evolvente; Tipos de engrenagens; Esforços nos dentes; Dimensionamento da largura; Correção de dentado. 5 – Transmissão de potência por elementos flexíveis: Dimensionamento de correntes e correias. 6- União veio-cubo da roda: Uniões por atrito e por elemento de ligação (pino/chaveta), ranhuras e canelados. 7– Apoios de veios: Pressão de contacto em buchas; Seleção de rolamentos; Tipos de rolamentos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino nesta UC passa por um lado, pela exposição de conteúdos teóricos, abordados nas aulas teóricas, com apoio de recursos audiovisuais que são disponibilizados aos alunos através do Moodle. Por outro lado, nas aulas teórico práticas, são realizados exercícios relativos à matéria teórica, aplicado a exemplos concretos de dimensionamento de órgãos de máquinas. Os exercícios são também disponibilizados aos alunos através do Moodle. Em paralelo a estas atividades, os alunos são convidados a projetar um mecanismo/dispositivo onde devem aplicar os cálculos de dimensionamento abordados nas aulas teóricas e teórico-práticas, começando por identificar os requisitos de entrada com base nos quais se identificam os diversos componentes e se calculam as suas dimensões.
Assim, os alunos serão avaliados através de testes parciais e um trabalho prático de projeto onde irá desenvolver um mecanismo usando a teoria ensinada em sala de aula.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal:
Aurélio Reis: "Apontamentos de Órgãos de Máquinas".
Joseph E. Shigley, Charles R. Mischke, Richard G. Budynas: "Mechanical Engineering Design", Mc Graw-Hill.
C. Moura Branco, J. Martins Ferreira, J. Domingues da Costa, A. Silva Ribeiro: "Projecto de Órgãos de Máquinas", Fundação Calouste Gulbenkian.
G. Henriot: "Traité Théorique et Pratique des Engrenages", Dunod.
2. Bibliografia complementar
Robert C. Juvinall, Kurt M. Marshek: "Fundamentals of Machine Component Design", John Wiley & Sons, Inc.
- "DUBBEL – Handbook of Mechanical Engineering", Springer-Verlag.
Gustav Niemann: "Elementos de Máquinas, Vol. I, II e III", Edgar Blucher Ltda.
Robert L. Norton: "Projeto de Máquinas - Uma abordagem integrada", Artmed Editora S.A.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-10-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.