Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Seminário de Filosofia Política I

Seminário de Filosofia Política I

Código 13029
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(4H)/S(39H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem Objetivo geral:

1. Demonstrar domínio de uma área temática da Filosofia Política, e de categorias conexas categorias fundamentais, numa perspetiva de investigação. Faz parte deste objetivo familiarizar o doutorando com os resultados recentes da investigação.
Objetivos específicos:
2. Capacitar o doutorando para a reflexão filosófica aprofundada em torno da relação filosofia política e ‘desencantamento’ / sentido(s) do mundo;
3. Orientar os estudantes em bibliografia pertinente e capacitá-los para a pesquisa na área;
4. Habilitar o estudante a redigir um trabalho sobre uma questão concreta de filosofia política.
Conteúdos programáticos 1. [JR] Apresentação do tema e da tese do desencantamento do mundo: da herança weberiana de Marcel Gauchet à releitura histórica do cristianismo como religião da saída da religião. Necessidade de interpretação política da religião e apresentação de alguns momentos históricos elucidativos. Repercussões da tese de M. Gauchet no ideário democrático, bem assim nas contradições da “democracia virada contra si mesma”.

2. [AB] Desligamento do mundo, a partir do conceito de Weber, retomado por Gauchet, e ainda dos conceitos de alienação do mundo e da Terra presentes em A Condição Humana de Hannah Arendt.

3. [MJC] Sentidos do mundo: fronteiras, migrações e refugiados no contexto da globalização. A conceção arendtiana do “direito a ter direitos” repensada à luz do cosmopolitismo de Benhabib; e o “esgotamento” do debate “fronteiras fechadas (Walzer) versus abertas (Carens)” nos termos dos direitos humanos à emigração, residência, asilo e nacionalidade (DUDH, 1948).
Bibliografia principal ARENDT Hannah, 1958. A Condição Humana. BENHABIB Seyla, Dignity in Adversity. Human Rights in Troubled Times; BENHABIB Seyla, The Rights of Others. Aliens, Residents, and Citizens; CARENS Joseph, “Aliens and Citizens: The Case for Open Bordes”; CARENS Joseph, The Ethics of Migration; GAUCHET Marcel Gauchet, Le désenchantement du monde; GAUCHET Marcel, La démocratie contre elle-même; GAUCHET Marcel, La condition politique; GAUCHET Marcel, La démocratie d'une crise à l'autre; SAMI-ALI [Mahmoud], 1980. O banal; WALZER Michael, Spheres of Justice – A Defence of Pluralism and Equality; WEBER Max, 1905. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-02-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.