Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Seminário de Ética e Fenomenologia II

Seminário de Ética e Fenomenologia II

Código 13034
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 7
Carga Horária S(39H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem No final desta UC os alunos devem estar em condições de: a) Compreender em profundidade os principais aspectos e fundamentos de uma Ética da Responsabilidade, tendo em conta todos os aspectos metafísicos e fenomenológicos que a proposta de Hans Jonas acrescenta. b) Reconhecer os elementos distintivos de diferentes paradigmas éticos ecologicamente relevantes. c) Compreender o modo como a experiência do tempo é um factor-chave do Antropocénico e avaliar as respectivas implicações éticas. d) Compreender as condições sociais e económicas do debate entre sustentabilidade e decrescimento; e) Formular os termos em que o decrescimento importa para uma reflexão de alcance profundo para o campo da ética. f) Posicionar-se com autonomia crítica diante do debate das implicações éticas do decrescimento.
Conteúdos programáticos Módulo 1: Princípios e Métodos Hans Jonas e o dever de uma nova Ética para o fenómeno da Vida; o problema dos fundamentos e da Metafísica da Moral; porque devemos o Dever? Ser e dever-ser: contributos para uma Ética do Futuro. Módulo 2: Éticas da sustentabilidade Do imperativo da responsabilidade à ecologia profunda; dimensões da sustentabilidade (económica, social, política, científica e ambiental); implicações éticas da experiência do tempo no Antropocénico. Módulo 3: As implicações éticas do decrescimento Elementos para uma ética do decrescimento: convivialidade, cuidado e bem viver; ética do espaço e do tempo, de fundamento ecológico; ecologia política.
Bibliografia principal d'Alisa, G, Demaria F., Kallis, G. (2016). Decrescimento. Vocabulário para um novo mundo. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Tomo Editorial. Jonas, H. (1984). The imperative of responsability: in search of an ethics for the technological age. Chicago: The University of Chicago Press. Naess, A. (1989). Ecology, community and lifestyle: outline of an ecosophy. Trad.: David Rothenberg. Cambridge: Cambridge University Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.