Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Laboratório de Realização

Laboratório de Realização

Código 13097
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não há
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objetivo fazer uma introdução à realização cinematográfica: direção de atores e planificação; participação na realização de um filme de ficção. Nesta unidade curricular o estudante deve saber elaborar um dossiê de realização; deve demonstrar competências para dirigir atores; deve ganhar aptidões técnicas e estéticas ligadas à mise-en-scène; deve dominar as diversas etapas da criação cinematográfica: da ideia à montagem final; deve ser capaz de trabalhar em equipa e gerir equipas restritas; deve integrar conhecimentos teóricos e práticos de outras unidades curriculares de modo a poder começar a sustentar uma determinada visão pessoal sobre o que é o cinema, sob o ponto de vista da realização.
Conteúdos programáticos 1. Fundamentos da Direção de Atores. 1.2. Exercícios de trabalho de ator. 2. Planificação (gramática de escalas, movimentos de câmara e ângulos). 2.1. Guião Técnico. 2.2. Storyboard. 2.3. Diagrama de Cenas. 2.4. Nota de Intenções. 2.5. Répèrage. 3. Continuidade fílmica: eixo da acção; raccords (posição, eixo, movimento, direção, olhar); campo e fora de campo. 4 – Exercícios de Realização. 4.1. Diálogo em campo/contracampo (com master-shot). 4.2. “Padrão em A”: diálogo entre três personagens (raccords de olhar). 4.3 Planos-Sequência (com variações de foco). 4.4. Raccords de movimento. 4.5. Improvisação de planificação com base em situação dada. 4.6. Acompanhamento e discussão dos trabalhos práticos. 4.7. Realização de curta-metragens de ficção em equipas.

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Elaboração de um dossiê de realização individual (contém guião com o máximo de
4 páginas, guião técnico, storyboard, nota de intenções, diagrama de cenas,
répèrage, fotografias de casting, sketchbook) - 55%
Exercício de Realização (1página de guião por aluno) – 25 % (planificação (entrega
de dossiê) e discussão prévia obrigatória)
Assiduidade e Participação – 20%
Bibliografia principal Marner, Terence (1999), A Realização Cinematográfica, ed. 70
Katz, Steven D. (1991), Film Directing, Shot by Shot, Visualizing from Concept to Screen, Michael Wise Productions
Rabiger, Michael (2008), Directing – Film Techniques and Aesthetics, Focal Press
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.