Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Música

Música

Código 13107
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios -- Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Os objectivos da aprendizagem estão direccionados para que o estudante seja capaz de conhecer e compreender o papel da música em contexto cinematográfico. Mais especificamente, pretende-se que o estudante seja capaz de:
1. Compreender os princípios sonoros e musicais do cinema e audiovisual.
2. Compreender os aspectos idiossincráticos da expressão musical em relação aos outros sons.
3. Compreender o papel da música no contexto cinematográfico.
4. Promover a análise sonora e musical cinematográfica.
Conteúdos programáticos 1. Princípios sonoros em contexto audiovisual.
1.1 Ilusão audiovisual;
1.2 As três escutas: causal, semântica e reduzida;
1.3 Aspectos verticais e horizontais;
1.4 A cena audiovisual e diegese;
1.5 O real e o reproduzido;
1.6 A “audiovisão oca”;
1.7 Os tipos de fala.

2. Aspectos idiossincráticos da música.
2.1 Sequência e temporalidade;
2.2 Materialidade versus imaterialidade;
2.3 Abstracção e subjectividade;
2.4 Poder associativo;
2.5 A forma da música como elemento autónomo, como obra de arte total e em contexto cinematográfico.

3. O papel da música em contexto cinematográfico.
3.1 Contexto;
3.2 Caracterização;
3.3 Suporte narrativo;
3.4 Ênfase dramático;
3.5 Criação, quebra e modulação de realidades;
3.6 Unidade formal;
3.7 A ausência de música.

4. Análise musical e sonora cinematográfica.
4.1 Aspectos funcionais;
4.2 Aspectos formais-estruturais;
4.3 Aspectos complementares: estéticos, culturais e históricos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Em função dos objectivos gerais, competências/resultados de aprendizagem e conteúdos programáticos da Unidade Curricular, as actividades e metodologias dividem-se do seguinte modo:
Aulas teórico-práticas de exposição e debate sobre os conteúdo teóricos programáticos.
Aulas teórico-práticas de análise cinematográfica e treino auditivo.
Debate com os alunos de temas e tópicos de reflexão, assim como assuntos relacionados com as temáticas dos trabalhos teórico-práticos.

Para avaliar o desempenho e conhecimentos serão feitos trabalhos teórico práticos análise cinematográfica, uma frequência de avaliação de conhecimentos e recolhidos elementos de assiduidade e capacidade de participação e discussão na sala de aula.
Bibliografia principal Burt, G. (1994). The Art of Film Music. Boston: Northeastern University Press.
Chion, M. (2011). A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto e Grafia.
Cooke, M. (2001). Film Music. In S. Sadie & J. Tyrrell (Eds.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians (Second Ed.). Macmillan Publishers Limited, London.
Hickman, R. (2005). Reel Music: Exploring 100 Years of Film Music. New York: W. W. Norton & Company.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.