Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Estatística para as Ciências Sociais

Estatística para as Ciências Sociais

Código 13123
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem O/A aluno/a deverá ser capaz de analisar dados de uma amostra através da aplicação de métodos e técnicas de estatística descritiva univariada e bivariada. Também estará apto a calcular probabilidades. Estará apto a usar o SPSS como programa estatístico de analise de dados reais.
No final da Unidade Curricular, a/o aluna/o deverá ser capaz de:
- Compreender e aplicar métodos estatísticos utilizados na análise de diferentes tipos de dados.
- Utilizar programa informático SPSS que permita a análise estatística de dados reais.
- Produzir e organizar os resultados de uma análise estatística de dados.
- Analisar e criticar estudos e/ou artigos da área da Sociologia, que estejam de acordo com os conteúdos programáticos.
Conteúdos programáticos - População amostra
- Classificação de variáveis e suas escalas de medida
- Introdução de dados no SPSS.
- Tabelas de frequências de variáveis unidimensionais e bidimensionais
- Tabelas de frequências absolutas e relativas
- Tabelas de contingência
- Representações gráficas
- Medidas de localização.
- Medidas de dispersão relativas e absolutas.
- Medidas de assimetria e achatamento.
- Correlação linear.
- Diagrama de dispersão.
- Coeficiente de correlação de Pearson.
Breve introdução à Teoria das Probabilidades
- Experiências aleatórias. Espaço de resultados. Acontecimentos.
- Definição axiomática de probabilidade. Propriedades. Lei de Laplace.
- Probabilidades condicionadas. Independência
Variáveis aleatórias (discretas e contínuas). Função de distribuição. Função de probabilidade. Função densidade de probabilidade.
- Valor esperadode uma variável aleatória.
- Variância de uma variável aleatória.
- Distribuição Binomial.
- Distribuição Normal.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação São realizados dois testes de avaliação (individual) de conhecimentos ao longo do semestre. É realizado trabalho de grupo envolvendo a análise de dados no SPSS. A classificação final de ensino aprendizagem (CEA) resulta da soma das classificações dos dois testes individuais (90%) e do trabalho de grupo (10%).
Bibliografia principal 1. Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2015), Introdução à Estatística – 3ª edição. Escolar Editora.
2. Maroco, João (2007) “Análise Estatística com a utilização do SPSS”, Edições Silabo.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.