Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Elaboração de Projeto

Elaboração de Projeto

Código 13142
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)/PL(30H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Prático.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC visa proporcionar aos e às discentes a experiência de concepção de um projeto de investigação/intervenção em Sociologia. O exercício de elaboração de um projeto pretende possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e é o culminar do processo formativo em que alunas, alunos e docentes investiram desde o primeiro ano.A UC tem uma componente essencialmente prática visto que cada aluno e aluna é convidado/a a desenvolver um projeto autónomo dentro de uma temática de escolha livre. As aulas semanas servem para acompanhar, monitorizar e avaliar o trabalho de projeto individual de cada discente e funcionam em regime de tutoria.
No final da UC cada estudante deverá ser capaz de justificar a relevância científica de um tema de pesquisa/intervenção, definir objectivos e perguntas de partida e delimitar um objecto de estudo; desenvolver pesquisa bibliográfica e estruturar um corpo teórico; a partir de leituras diversificadas, desenvolver um enquadramento teórico de uma temática exercendo um espirito critico; com base num enquadramento teórico, desenvolver um modelo de análise.
Conteúdos programáticos I - Sistematização da ideia inicial
II - Revisão de literatura
III - Construção do suporte teórico
IV - Construção do modelo de análise
Bibliografia principal BELL, Judith (1997), Como realizar um projecto de investigação [1993], Lisboa: Gradiva.
BOURDIEU, Pierre, CHAMBOREDON, Jean Claude e PASSERON, Jean Claude (1999), A Profissão de sociólogo, preliminares epistemológicos [1968], Petropolis: Vozes.
CAMPENHOUDT, Luc Van (2003), Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa: Gradiva.
GIDDENS, Anthony (1986), Novas Regras do Método Sociológico [1993], 2ª edição, Lisboa: Gradiva.
GUERRA, Isabel Carvalho (2002).Fundamentos e processos de uma sociologia da acção : o planeamento em Ciências Sociais. 2.ª ed. Cascais : Principia
GRAY, David (2014) Doing research in the real world, London: Sage
MONTEIRO, Alcides.(1996) A avaliação nos projectos de intervenção social: reflexões a partir de uma prática. Sociologia, problemas e práticas, 22, 137-154
QUIVY, Raymond e CHAMPENHOUDT, Luc Van (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais [1988], Lisboa: Gradiva.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.