Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Direitos Humanos e Multiculturalismo

Direitos Humanos e Multiculturalismo

Código 13193
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo analisar sociologicamente a problemática do multiculturalismo (numa perspectiva teórica e empírica), com destaque para a questão dos direitos humanos, em diferentes contextos nacionais contemporâneos, com ênfase na realidade portuguesa. Discutir diferentes conceitos (etnicidade, multiculturalismo, refugiados) relacionados com a problemática dos direitos humanos.
Após as aulas teóricas e atividades de trabalho de grupo na sala de aulas, com pesquisas bibliográficas sobre temas relacionados com o objetivo específico da UC, no final do semestre, a/o estudante deverá ser capaz de interpretar e discutir criticamente as teorias, práticas e principais conceitos sociológicos relacionados com o fenómeno em causa. A partir dos conhecimentos teóricos, conceptuais e metodológicos fornecidos em aula, o estudante deverá ser capaz de pensar sociologicamente e fazer investigação sobre o tema no contexto das sociedades nacionais contemporâneas.
Conteúdos programáticos 1. Os conceitos de: e/i/migração; raça/racismo; etnia/etnicidade; minorias e relações interétnicas; multiculturalismo; relativismo cultural; refugiados; nação/nacionalismo e Estado.
2. Migrações internacionais (imigrantes, deslocados e refugiados): caracterização sociológica
3. Minorias étnicas e religiosas e as relações interculturais num mundo global
4. Multiculturalismo e Direitos Humanos: questões teóricas.
5. Direitos Humanos no contexto das sociedades contemporâneas: estudos de caso
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A disciplina é TP. Nas teóricas, o docente expõe o conteúdo teórico e conceptual do programa. Nas aulas práticas são realizados: trabalhos individual e de grupo; análise e discussão de textos científicos em aula; e orientação tutorial, com o acompanhamento do aluno nas tarefas de compreensão dos textos e sistematização do conteúdo da matéria.

Bibliografia principal *AA.AA (2017). Migrações, Fronteiras e Desenvolvimento.
*Almeida, M. V. de (2012). “Direitos Humanos e Cultura: velhas e novas tensões”. Análise Social, 205, XLVII (4º), pp. 957-970.
Bonds, Eric (2015). Social Problems: a human rights perspective.
*Giddens, Anthony (2013). Sociologia.
*Hamel, Marcio Renan (2006). «Direitos Humanos e Multiculturalismo: a democracia como forma de inclusão social». Direito em Debate, ano XIV, nº 26, jul/dez, pp. 9-32.
*Rodrigues, Donizete (2014). “Ethnic and Religious Diversities in Portugal”, in Vilaça, Helena et al. (eds.). The Changing Soul of Europe: Religions and Migrations in Northern and Southern Europe, pp. 133-148.
Rodrigues, Donizete (2021). Etnicidade e Identidade(s) Étnica(s): reflexões teóricas e conceituais (texto de apoio).
*Segato, Rita Laura (2006). “Antropologia e Direitos Humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos direitos universais”. Maná, 12(1), pp. 207-236.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.