Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Introdução às Ciências Biomédicas

Introdução às Ciências Biomédicas

Código 13400
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivos dar a conhecer os possíveis contextos de aplicação das Ciências Biomédicas, e promover a aplicação de metodologias de pesquisa bibliográfica, análise de dados e de técnicas laboratoriais fundamentais.
No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
1. Identificar as áreas de atuação dos profissionais em Ciências Biomédicas.
2. Distinguir diferentes formas de comunicação e divulgação científica.
3. Fazer pesquisas bibliográficas utilizando bases de dados de artigos científicos relevantes na área das Ciências Biomédicas.
4. Compreender e interpretar resultados científicos e abordagens experimentais apresentadas através de Seminários Científicos.
5. Analisar, interpretar e apresentar dados.
6. Realizar técnicas/procedimentos laboratoriais fundamentais em Ciências Biomédicas.
Conteúdos programáticos 1. Perspetivas em Ciências Biomédicas – O que são as Ciências Biomédicas? Que desafios se apresentam aos profissionais em Ciências Biomédicas?
2. Seminários científicos: apresentação de temas científicos atuais, no âmbito das Ciências Biomédicas, por profissionais na área;
3. Aquisição de competências práticas em Ciências Biomédicas
4. Formas de comunicação e divulgação científica: investigação básica e aplicada; tipos e constituição de documentos científicos;
5. Análise e discussão de documentos científicos escritos;
6. Análise e apresentação de dados
7. Metodologias de pesquisa bibliográfica: introdução às bases de dados de artigos científicos relevantes para as Ciências Biomédicas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologias de ensino:
1. Seminários científicos sobre temas atuais em Ciências Biomédicas.
2. Atividades teórico-práticas (TP) compreendendo a apresentação de conceitos teóricos e sua aplicação na análise e discussão de artigos científicos.
3. Atividades de pesquisa bibliográfica: decorrem em salas de aulas com computadores onde os alunos aprendem a utilizar motores de pesquisa bibliográfica.
4. Sessões de demonstração e treino de competências práticas em técnicas laboratoriais nas áreas científicas associadas às Ciências Biomédicas.
Métodos de avaliação e respetiva ponderação na classificação final: teste de avaliação de conhecimentos teóricos (75%); competências práticas (25%). A aprovação em todas as competências práticas é obrigatória.
Bibliografia principal Bases de dados de artigos científicos: Web of Science (www.webofknowledge.com), Pubmed (www.pubmed.com), IEEE Xplore (www.ieeexplore.org).
Material pedagógico fornecido pelos docentes.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.