Neurofisiologia

Código:
13419
Ano:
3
Semestre:
S1
Créditos ECTS:
6
Carga Horária:
PL(30H)/T(30H)
Área Científica:
Ciências Biomédicas
Tipo de ensino:
Presencial.
Estágios:
Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos e integrados sobre a estrutura e funcionamento do sistema nervoso.
No final da Unidade Curricular, o estudante deve ser capaz de:
OA1- Descrever a organização e anatomia do sistema nervoso, seus constituintes celulares e funções.
OA2- Descrever a geração e propagação de sinais elétricos pelos neurónios e a comunicação intercelular
OA3- Descrever as estruturas e vias neuronais envolvidas no funcionamento dos sentidos especiais e gerais.
OA4- Descrever a organização do sistema motor e a modulação do movimento por centros nervosos superiores.
OA5- Descrever os córtices de associação e suas funções, e as estruturas envolvidas em funções cerebrais complexas: linguagem, formação de memórias e controlo dos ciclos sono-vigília.
OA6- Exemplificar contextos de aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre a anatomia e fisiologia do sistema nervoso
Conteúdos programáticos:
Componente teórica:
T1. Organização, anatomia e funções do Sistema Nervoso (SN).
T2. Constituintes celulares do SN e suas funções.
T3. Propriedades elétricas dos neurónios e comunicação intercelular.
T4. Sistemas somatossensorial, visual, olfativo, gustativo, auditivo e vestibular.
T5. Sistema motor: organização e controlo motor.
T6. Córtices associativos e suas funções. Funções cerebrais complexas: linguagem; memória; sono/vigília.

Componente prática:
P1. Imunocitoquímica e observação de células do SN por microscopia de fluorescência.
P2. Análise de fatores que influenciam o potencial de ação
P3. Neurotransmissão
P4. Anatomia externa e interna do encéfalo e medula espinhal
P5. Coloração com hematoxilina-eosina de cortes histológicos de tecido nervoso e observação por microscopia ótica.
P6. Anatomia do globo ocular.
P7. Sentidos especiais.
P8. Eletromiografia
P9. Apresentação e discussão de problemas multidisciplinares, de interface entre a neurofisiologia e a física/engenharia.
Bibliografia principal:
- Human Anatomy & Physiology, Marieb EL and Hoehn K, 11th edition (2019), Pearson International Edition.
- Neuroscience: Exploring the Brain, Bear MF et al., 4th edition (2016), Wolters Kluwer.
Língua:
Português