Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Telemedicina

Telemedicina

Código 13431
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Compreender e utilizar os conceitos e técnicas associadas à Telemedicina. No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de: - compreender os princípios que fundamentam os sistemas de telemedicina - conhecer o modo de funcionamento dos equipamentos - avaliar as vantagens e limitações dos sistemas de telemedicina - acompanhar o desenvolvimento tecnológico - sugerir novas ideias e funções para os sistemas existentes - efetuar demonstrações perante diferentes tipos de utilizadores - demonstrar espírito crítico e responsabilidade ética - apresentar capacidade de diálogo com os fabricantes - especificar, analisar e selecionar entre as várias propostas do mercado.
Conteúdos programáticos 1. Conceitos e definições 2. Situações de uso e limitações 3. Modelos de utilização 4. Evolução histórica 5. Tecnologias 6. Vantagens e desvantagens 7. Análise de custo-benefício 8. Oportunidades ainda em aberto 9. Estudo de casos: local (UBI), regional, nacional, internacional 10. Exemplos de soluções: sistemas e fornecedores.
Bibliografia principal 1. Norris, C. A. “Essentials of Telemedicine and Telecare”, Wiley, 2002. 2. Pereira D., Nascimento J., Gomes R. “Sistemas de Informação na Saúde”, Edições Sílabo,2011 3.Diversos locais da Internet 4.Artigos e e-books disponibilizados na página da disciplina
Língua Português
Data da última atualização: 2019-03-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.