Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Tecnologia de Equipamentos Clínicos

Tecnologia de Equipamentos Clínicos

Código 13515
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem As tecnologias nas quais se baseiam os equipamentos clínicos ao serviço da medicina são hoje vastas. O objetivo desta unidade curricular é o de fornecer ao aluno um conjunto de conhecimentos que lhe permitam perceber o funcionamento de alguns desses equipamentos. No final o aluno deve ter adquirido a capacidade de reconhecer as tecnologias utilizadas no funcionamento desses equipamentos. Em simultâneo pretende-se alertar o aluno para detalhes tecnológicos que condicionam o funcionamento deste tipo de equipamentos. Ao longo da unidade curricular são abordados os principais equipamentos, tendo o cuidado de explorar o seu princípio de funcionamento.
Conteúdos programáticos 1. Medição da temperatura corporal
2. Medição do fluxo e da velocidade sanguínea com ultra-sons
3. Medição eletromagnética do fluxo sanguíneo
4. Eletroencefalografia
5. Potenciais evocados
6. Eletromiografia
7. Ecografia
8. Radiografia
9. Tomografia computorizada
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas são utilizadas para o estudo, assistido pelo docente, dos assuntos do conteúdo programático. A este respeito o docente fornece aos alunos o material que devem estudar. Serão realizados três testes individuais para a avaliar a aprendizagem por parte dos alunos. Adicionalmente, os alunos podem dedicar o período da aula à preparação do trabalho de síntese, contando para tal com o apoio do docente. No trabalho de síntese os alunos desenvolvem e aprofundaram um tema em específico dos assuntos do conteúdo programático. No final do semestre os alunos entregam e fazem a apresentação oral de uma monografia relativa ao tema que cada um aprofundou. No final de cada aula os alunos devem enviar ao docente um portefólio relativo ao período da aula.
Bibliografia principal - Moore, J, e Zouridakis, G., Biomedical Tecnhology and Devices - Handbook, CRC Press, 2004.
- John G. Webster, Encyclopedia of Medical Devices and Instrumentation – Second Edition, Wiley and Sons, 2006.
- John G. Webster, Medical Instrumentation - Application and Design, Wiley and Sons, 2009.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.