Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Teoria dos Cineastas

Teoria dos Cineastas

Código 13570
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem 1. Apresentar um entendimento abrangente da noção de "cineasta".
2. Reconhecer a pertinência do discurso do cineasta e identificar conceitos e expressões desses discursos assim como especificidades do respetivo processo criativo.
3. Verificar a possível articulação do pensamento e poética dos cineastas com a teoria do cinema.
Conteúdos programáticos 1. A abordagem "teoria dos cineastas" enquanto modo de investigação em teoria do cinema. Noção alargada de "cineasta". Problemáticas: alcance e limites da abordagem. Potencialidades da abordagem perante a histórica e atual teoria do cinema.
2. Possibilidades de investigação para a teoria do cinema a partir dos conceitos, pensamento e poética dos cineastas.
3. Visionamento e discussão de filmes do prémio European University Film Award. Participação na seleção do filme a ser premiado. Discutir uma metodologia de análise que inclua: efeitos sobre o espetador, valores europeus e discussão de conceitos dos cineastas a articular com a teoria do cinema.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A uc é lecionada com aulas de discussão de textos previamente lidos pelos estudantes. Para a operacionalização da abordagem “teoria dos cineastas” é feito o visionamento e discussão de filmes em contexto de sala de aula e um acompanhamento individual para o desenvolvimento dos trabalhos escritos. Tendo em conta que se pretende uma maior capacidade de argumentação na discussão da abordagem "teoria dos cineastas", a qualidade do trabalho escrito possui mais peso na nota final que a sua apresentação.
Bibliografia principal Manuela Penafria, Eduardo Baggio, André Rui Graça, Denize Araujo, Teoria dos cineastas, vols I, II e III. Disponíveis em: www.labcom-ifp.ubi.pt/tcineastas
Cecília Salles (2008), Crítica Genética - Fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística, EDUC
Jacques Aumont, (2002), As Teorias dos Cineastas, Papirus Editora, 2004.
____ (2008), "Pode o filme ser um ato de teoria?" in Revista Educação e Realidade, no 33,(1), jan/jun.
Gilles Deleuze (1999), O ato de criação, Palestra de 1987, Edição brasileira: Folha de São Paulo
Luis Alonso-García (2013), El saber hacer del proceso fílmico: del cineasta al filmólogo, in Archivos de la Filmoteca, 71.
Wilson Gomes (2004),La poética del cine y la cuestión del método en el análisis fílmico, Revista Significação.

Filmografia
Another Round (2020), de Thomas Vinterberg
Berlin Alexanderplatz (2020), de Burhan Qurbani
Corpus Christi (2019), de Jan Komasa
Saudi Runaway (2020), de Susanne Regina Meures
Slalom (2020),Charlène Favier
Língua Português
Data da última atualização: 2020-11-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.