Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Teoria dos Cineastas

Teoria dos Cineastas

Código 13570
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem 1. Apresentar um entendimento abrangente da noção de "cineasta" e reconhecer a pertinência do discurso dos cineastas.
2. Identificar conceitos e expressões desses discursos assim como especificidades do respetivo processo criativo, com enfoque no cinema europeu contemporâneo.
3. Verificar a articulação entre o pensamento e poética dos cineastas e a teoria do cinema.
Conteúdos programáticos 1. A abordagem "teoria dos cineastas". Noção alargada de "cineasta". Problemáticas: alcance, potencialidades e limites da abordagem no âmbito da atual teoria do cinema.
2. Visionamento dos filmes nomeados para o prémio EUFA-European University Film Award e eleição de um filme para o prémio EUFA.
3. Elaboração de um artigo científico em que se operacionaliza a abordagem "teoria dos cineastas".
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A classificação final é atribuída a um artigo escrito em co-autoria no qual se terá em conta a qualidade científica e o empenho de cada um dos alunos/as. O artigo consiste na discussão de um dos filmes candidato ao European University Film Award, a partir da abordagem "teoria dos cineastas".
Bibliografia principal Penafria, M.; Baggio, E.; Graça, A.R.; Araujo,D. Teoria dos cineastas, vols I, II e III. Disponíveis em: www.labcom-ifp.ubi.pt/tcineastas
Aumont,J. (2002), As Teorias dos Cineastas, Papirus Editora, 2004.
____ (2008), "Pode o filme ser um ato de teoria?" in Revista Educação e Realidade, no 33,(1), jan/jun.

Filmografia:
Filmes nomeados ao EUFA-European University Film Award, 2023: ANATOMY OF A FALL, de Justine Triet; GREEN BORDER, de Agnieszka Holland; HOUSEKEEPING FOR BEGINNERS, de Goran Stolevski; HOW TO HAVE SEX, de Molly Manning Walker; THE TEACHERS' LOUNGE, de Ilker Çatak.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.