Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Relações Internacionais
  4. Marketing Internacional

Marketing Internacional

Código 13603
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial
Estágios -Não tem
Objectivos de Aprendizagem A Unidade Curricular aborda o complexo ambiente de marketing internacional e a necessidade de investigar a sua envolvente em diversas dimensões: económicas, sociais, políticas, tecnológicas, culturais e jurídico-legais, sob perspetivas conceituais, metodológicas e práticas. Por outro lado apresenta o modo, como essas dimensões ambientais influenciam e podem ser integrados, em programas e estratégias de marketing.

A unidade curricular apresenta a internacionalização de empresas sob um ponto de vista holístico e pretende ajudar os alunos a:
• Compreender as principais decisões acerca sobre internacionalização das empresas tais como: teorias explicativas do processo de internacionalização, evolução do conceito de internacionalização, a internacionalização das grandes empresas versus pequenas e médias empresas, desenvolvimento da competitividade internacional das empresas.
• Identificar as decisões relacionadas com a selecção e de desenvolvimento para os mercados internacionais;
•Compreender as estratégias de entrada nos mercados internacionais
•Desenvolver um programa de marketing internacional (produto, preço, distribuição e promoção) como parte integrante da e estratégia de negócio de uma empresa

Conteúdos programáticos PARTE I. Aspetos gerais do marketing internacional/global
CAP 0 - Introdução à Unidade Curricular
CAP 1 - Conceitos gerais do marketing internacional/global

PARTE II – A envolvente internacional
CAP 2 – O meio envolvente económico
CAP 3 - O meio envolvente comercial
CAP 4 – O Meio envolvente sociocultural
CAP 5 - O Meio envolvente politico legal

PARTE III - Estratégias de entrada em mercados internacionais

CAP 6 - Estratégia de entrada nos mercados internacionais
CAP 7 - As modalidade de entrada
CAP 8 - Investigação em mercados globais
CAP 9 - Estratégias competitivas em mercados internacional
CAP 10 - O processo de seleção do mercados internacional

PARTE IV – O programa de marketing global

CAP 11 - A Definição do mix de marketing global
- Produto
- Preço
- Distribuição
- Comunicação global

Bibliografia principal Hollensen, S. (2017), Global Marketing, 7th edition, Prentice-Hall Financal Times
Keegan, W.; Green Mark C. (2017) Global Marketing, 9th Edition, Prentice-Hall Europe
Kotabe, Masaaki; Helsen, Kristiaan “Global Marketing Management” 6th Edition, Wiley John Wiley & Sons, NJ, 2011
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.