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Anatomia e Fisiologia Humana II

Código 13649
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Biológicas e Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular pretende-se que o estudante consiga descrever e integrar o conhecimento anatomo-fisiológico sobre os órgãos e células relacionadas com o Sangue e com os Sistemas Imunitário, Digestivo, Endócrino, e Urogenital, assim como as suas funções especializadas no corpo humano.

No fim desta Unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1.Identificar os componentes e funções do sangue
2.Descrever a anatomia, embriologia, histologia e fisiologia dos órgãos do aparelho Digestivo, Endócrino, Uro-genital, e Imunitário nos seres humanos.
3.Estabelecer a relação entre a anatomia e a fisiologia dos sistemas estudados para posteriormente serem capazes de demonstrar os locais de ação e efeitos dos fármacos.
Conteúdos programáticos Sangue e S. Imunitário: 1. Hematopoiese e sangue 2. Hemostase e coagulação 3. Imunidade Inata e adaptativa 4. Tolerância imunológica S. Digestivo 1. Anatomia e histologia 2. Embriologia 3. Secreção salivar, gástrica, pancreática e biliar 4. Motilidade, digestão e absorção de nutrientes, fluidos e eletrólitos S. endócrino 1. Caracterização e funções do hipotálamo, pituitária, tiróide, paratiróide, pâncreas e glândula adrenal 2. Hormonas sexuais esteroides 3. Metabolismo energético e mineral S. urinário 1. Anatomia, histologia e fisiologia 2. Mecanismos de concentração e regulação do volume de urina 3. Regulação da osmolaridade e volume corporal 4. Equilíbrio ácido-base S. reprodutor 1. Anatomia dos órgãos reprodutores e fisiologia da reprodução 2. Espermatogénese 3. Oogénese. PRÁTICAS: Citologia sanguínea; Grupos sanguíneos; Histologia linfoide, isolamento PBMCs; Digestão dos lípidos; Anatomia e histologia dos órgãos do aparelho digestivo e urinário; Anatomia do aparelho reprodutor.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As actividades de ensino/aprendizagem incluem aulas teóricas, tutoriais e aulas práticas. As aulas teóricas clássicas (em minoria) são de base expositivas mas apelando continuamente à discussão e participação dos alunos, e nas aulas de base tutorial (a maioria) os alunos trabalham em grupos e os conteúdos são discutidos entre todos e sob orientação do docente. Com o objetivo de sedimentar e integrar a aquisição dos conhecimentos os alunos têm fichas de trabalho. Estas são trabalhadas individualmente pelos alunos e discutidas com o docente e colegas na aula seguinte. As aulas práticas visam facilitar a aquisição dos conhecimentos de anatomia e fisiologia num modo de observação direta e discussão. A avaliação de conhecimentos é feita com recurso a testes escritos, mini-testes, relatórios das aulas práticas, participação nas tutorias e discussão de casos clínicos. Assiduidade: 70% nas aulas teóricas, 100% nas aulas práticas e teórico-práticas com apoio tutorial.
Bibliografia principal - Seeley, RR, Stephens, TD and Tate, P (2003). Anatomia e Fisiologia, Lusociência.
- Berne RM, Levy MN, Koeppen BM and Stanton BA (1998). Physiology, Fourth edition. Mosby
- Guyton AC and Hall JE (11th ed; 2005); Medical physiology, Saunders Company
- Vander A, Sherman J and Luciano D (2001). Human physiology. McGraw-Hill.
- Barroso, H, Meliço-Silvestre, Taveira N Coord.) (2014), Microbiologia Médica. Lidel
- Abul B. Abbas, Andrew H. Lichtman, Shiv Pillai; Saunders (6th ed; 2009),Cellular and Molecular Immunology.
- A.V. Hoffman, P.A.H. Moss, J.E. Pettit 5th ed.; Blackwell Publishing (2016, Fundamentos de Hematologia
- “Textbook of Medical Physiology”. Guyton and Hall; Saunders (12th ed.; 2016)
- Fisiologia Clínica. Coord. Humberto Machado (2018). Lidel
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-10
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