Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Curso de Plantas Medicinais e Fitoterapia

Curso de Plantas Medicinais e Fitoterapia

Código 13696
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 3
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial
Estágios não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Nesta unidade curricular pretende-se que o estudante adquira conhecimentos básicos sobre a utilização terapêutica de fármacos de origem vegetal. No final da unidade curricular o estudante deve saber determinar a importância e interesse atual da fitoterapia; saber identificar os benefícios e riscos do uso dos produtos de saúde à base de plantas; possuir conhecimentos que permitam fundamentar o aconselhamento e a dispensa destes produtos e saber integrar a problemática das interações entre os diferentes constituintes bioativos, bem como os possíveis efeitos indesejáveis. Deve saber avaliar a qualidade, a segurança e a eficácia dos fármacos de origem vegetal.
O estudante deve adquirir competências para o desempenho do Ato Farmacêutico no que respeita a fármacos de origem vegetal e produtos de saúde à base de plantas.
O estudante deve ainda adquirir competências de investigação para validação do uso das plantas medicinais e dos produtos de saúde à base de plantas.
Conteúdos programáticos Introdução à Fitoterapia; História da Fitoterapia.
Farmacologia e Fitoterapia: Farmacocinética, Farmacodinâmica e Toxicologia. Farmacovigilância.
Produtos de saúde à base de plantas: qualidade, segurança e eficácia. Monografias e legislação.
Os fármacos atuais com origem na Fitoterapia e os produtos de saúde à base de plantas. Interacções Fito-Medicamentosas.
Principais plantas medicinais segundo a sua acção terapêutica sobre os diferentes sistemas fisiológicos (constituintes ativos, modos de acção, contra-indicações, interações e posologia): sistemas nervoso central, cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário e endócrino;Pele.
Plantas medicinais adaptogénicas e estimulantes do sistema imunitário.
Fitoterapia em situações clinicas especificas: fitoterapia na prevenção do cancro; fitoterapia na prevenção e tratamento da hipertensão; fitoterapia no tratamento da inflamação e da infecção; fitoterapia no controlo da dor; fitoterapia no tratamento da obesidade
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas Teorico-praticas em que os alunos desenvolvem os objetivos propostos através da consulta à bibliografia fornecida, capítulos de livros, artigos científicos ou consulta pela internet. As aulas serão leccionadas por videoconferência. Os alunos são avaliados por avaliação contínua. A avaliação quantitativa consiste em 4 trabalhos de monografia sobre temas do programa ou exame final .
Bibliografia principal 1. Pharmacognosie, phytochimie, plantes médicinales, Bruneton, J., Editions Techniques et Documentation, 4eme edition, 2009.
2. Farmacognosia e fitoquímica , Proença da Cunha, A. (Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed., 2010.
3. Plantas na Terapêutica, Farmacologia e ensaios clínicos, Proença da Cunha, A., Teixeira, F, Silva, A.P., Roque, O.R., Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
4. Plantas e produtos vegetais em fitoterapia, Proença da Cunha, A., Silva, A.P., Roque, O.R., Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª Ed., 2006.
5. Farmacopeia Portuguesa, 1º e 2º vol., 9ª Ed oficial, Ministério da Saúde, INFARMED, 2008.
6. WHO – monographs on selected medicinal plants, Volumes 1, 2, 3 e 4. Essential Medicines and Health Products Information Portal (http://www.who.int)
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.