Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Curso de Métodos e Técnicas Instrumentais de Análises Clínicas e Toxicológicas

Curso de Métodos e Técnicas Instrumentais de Análises Clínicas e Toxicológicas

Código 13705
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 3
Carga Horária PL(10H)/T(12H)/TP(8H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não está previsto
Objectivos de Aprendizagem Fornecer aos estudantes uma visão integrada dos princípios básicos de funcionamento do equipamento laboratorial, das técnicas instrumentais e das metodologias analíticas mais correntemente usadas na área da bioanalítica com aplicação aos laboratórios de toxicologia e análises clínicas. O objetivo último é que os discentes fiquem com um domínio mais aprofundado dos aspetos mais técnicos/tecnológicos de toda a atividade laboratorial, nomeadamente em termos das competências para um uso adequado e eficiente do equipamento laboratorial, com ótimo domínio dos seus princípios básicos de operação, e para o desenvolvimento, implementação, validação e controlo de métodos/metodologias analíticas. Esta UC fornecerá a base para o desenvolvimento de uma futura atividade profissional no campo do laboratório clínico nas especialidades de toxicologia e análise clínica, contemplando os avanços que ocorreram nos últimos anos, tanto em técnicas instrumentais como moleculares.
Conteúdos programáticos Introdução – O Laboratório de Toxicologia e Análises Clínicas 1 – Terminologia laboratorial. Metodologias analíticas: Desenvolvimento e validação de métodos de análise Estatística básica aplicada. Controlo de qualidade. Legislação sobre o seu fabrico e colocação no mercado. Declaração “CE” de conformidade. 2 – Técnicas instrumentais – Princípios básicos de operação e exemplos de utilização: técnicas 3 – Automatização. Perspetiva histórica e desenvolvimentos tecnológicos. Noções gerais sobre automatização: Componente prática A componente prática da unidade curricular consistirá em trabalhos laboratoriais destinados a evidenciar os princípios básicos de operação da instrumentação e a realizar procedimentos de aplicação de conceitos, nomeadamente os referentes ao desenvolvimento e validação de métodos analíticos
Bibliografia principal Guidelines to Clinical and Laboratory Standards Institute.
Guideline on bioanalytical method validation- European Medicines Agency (EMA).

Guideline on bioanalytical method validation- Food and Drug Administration (FDA).
Guidelines to Scientific Working Group for Forensic Toxicology (SWGTOX).
Gerald J. Kost (Ed). ; Handbook of Clinical Automation, Robotics, and Optimization. , Wiley-Interscience, 1996
Michael G. Bissell and John R. Petersen; Automated Integration of Clinical Laboratories: A Reference, AACC, 1998
J.M. González de Buitrago. Técnicas y Métodos de Laboratorio Clínico. 3ª Edición. Elsevier España, 2010.
Robert J. Flanagan et al. Fundamentals of Analytical Toxicology. John Wiley & Sons, 2007.
Rosado T, Soares S, Mlaca S, Gonçalves J, Barroso M, Gallardo E. The Role of liquid Chromatography in toxicological Analysis. In: High- performance liquid Chromatography: types, parameters and applications. Nova Sciences Publishers, 2018.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-08-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.