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Teoria e Metodologia do Treino Desportivo II

Código 13740
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Objectivo:
- Adquirir conhecimentos que permitam compreender a teoria e metodologia do treino desportivo com vista ao desenvolvimento de um conjunto de competências no quadro da programação do treino para diferentes modalidades desportivas.

Conteúdos programáticos A. Planeamento do Treino Desportivo
1.1 O sistema determinístico da preparação desportiva
1.2 Ser treinador de jovens – o que significa?
1.3 Aplicação prática do processo de planificação desportiva (Estudo prévio; Definição de objetivos; Calendário competitivo; Racionalização das estruturas intermédias da carga; Eleição dos meios de trabalho; Distribuição das cargas de treino; Posta em ação do plano)
1.4 A preparação para a competição
1.5 Aspetos de execução e avaliação da planificação da época
1.6 Organização das estruturas intermédias do treino
1.7 Alguns modelos de planificação desportiva
1.8 Ciclos Plurianuais de preparação a longo prazo

B. Desenvolvimento dos fatores de treino
2.1 Fator Físico
2.2 Fator Técnico
2.3 Fator Tático

C. Casos práticos de programação do treino
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas consubstanciar-se-ão, principalmente, na exposição oral e através de meios multimédia e interativos dos vários conteúdos da UC. Adotar-se-á uma metodologia de atuação pedagógico-didática predominante de exposição/discussão. Será dado um especial enfoque à discussão de experiências no âmbito do planeamento do processo de treino, com os alunos a intervirem no processo de ensino-aprendizagem dos diversos conteúdos programáticos. Em parte de algumas das aulas, será aplicado um regime tutorial, com vista a proporcionar aos alunos a oportunidade de discutir problemas e casos mais específicos relativos aos conteúdos lecionados e, adicionalmente, como apoio à preparação dos trabalhos de grupo que fazem parte da sua avaliação periódica.
Optar-se-á pela realização de dois testes escritos individuais (70% da nota final) para a avaliação do conhecimento teórico adquirido, e pela elaboração de um trabalho de grupo (30% da nota final) que visa avaliar a aplicação do conhecimento adquirido.
Bibliografia principal Castelo et al., (1996, 1999). Metodologia do Treino Desportivo. Edições FMH, Lisboa.

Bompa, T., Haff, G. (2009). Periodization: theory and methodology of training. 5th Edition. Human Kinetics.

Matveev, L. (2001) Teoría general del entrenamiento deportivo. Barcelona. Paidotribo.

Raposo, A. V. (2017). Planeamento do treino desportivo. Visão e Contextos.

António J. Silva, António T. Marques, Aldo M. Costa (2009). Identificação de Talentos no Desporto: Um modelo operativo para a Natação. Alfragide: Texto Editora.

Weineck, J. (2006). Manual do Treino Óptimo. Coleção Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget, Lisboa.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-18
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