Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Gestão Estratégica

Gestão Estratégica

Código 13962
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Ensino presencial
Objectivos de Aprendizagem conhecer e analisar as principais teorias subjacentes à gestão estratégica; caracterizar o processo de gestão estratégica; e fornecer os instrumentos e ferramentas de formulação e implementação estratégica.

conhecimento das principais teorias de gestão; capacidade de identificação e desenvolvimento do processo de gestão estratégica; capacidade de articulação e análise dos conceitos e técnicas de gestão estratégica; domínio das ferramentas de formulação e implementação estratégica.
Conteúdos programáticos I – Conceitos Básicos de Gestão Estratégica
II – Análise do Meio Envolvente e Indústria
III – Análise Interna: Análise da Organização
IV – Formulação Estratégica
V – Implementação da Estratégia
VI – Avaliação e Controlo
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta UC é Teórico - Prática, dando particular relevo às atividades de pesquisa, organização e estudo conduzidas pelo aluno. As aulas estão organizadas combinando duas técnicas de ensino complementares: (i) aulas de exposição e discussão (são apoiadas por slides e ainda por artigos e/ou capítulos de livros usados para motivar a discussão, bem como outro material de apoio disponibilizado através da plataforma Econteúdos);
(ii) aulas práticas e orientadas são orientadas para a realização de dois trabalhos individuais. O
primeiro consiste na análise de um artigo científico. O segundo consiste na elaboração, apresentação e defesa de um artigo científico sobre um tópico relacionado com a Gestão Estratégica. A avaliação de conhecimentos integra dois componentes: realização de uma análise crítica de um artigo e elaboração de um artigo científico.
Cada uma destes dois componentes é ponderada com pesos relativos de 20% e 80% respetivamente.

Bibliografia principal Barney, J. (2002). Gaining and Sustaining Competitive Advantage, International Edition, Second Edition, Prentice Hall.
Barney, J.; Clarck, D. (2007). Resource-Based Theory: Creating and Sustaining Competitive Advantage; Oxford, University Press.
Dess, G. G., Lumpkin, G. T.; Eisner, A. (2007). Strategic Management: Creating Competitive Advantages, 3rd Edition, McGraw-Hill, NY.
Faukner, D.; Campbell, A. (2006). Strategy: A Strategy Overview and Competitive Strategy, Oxford, University press.
Hitt, M., Ireland, R., Hoskisson, R. (2005). Strategic Management: Competitiveness and Globalization, 4th Edition, Thompson, UK.
Porter, M. (1980). Competitive Strategy, New York, The Free Press.
Thompson, A.; Strickland, A. J.; Gamble, J. (2007) Crafting & Executing Strategy, 5th Ed., McGraw-Hill, NY.
Wheelen, T.L., Hunger, J.D. (1990) Strategic Management, 3-rd Edition, Reading Addison Wesley Publishing Company, Massachusetts.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.