Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Tópicos de Investigação em Qualidade

Tópicos de Investigação em Qualidade

Código 13972
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino presencial
Objectivos de Aprendizagem Esta UC visa o aprofundamento de vários tópicos no âmbito da Gestão da Qualidade, sempre numa perspetiva do desenvolvimento da investigação nesta área. Espera-se que os alunos adquiram as seguintes competências genéricas: espírito crítico, capacidade de investigação, capacidade de decisão e capacidade de aplicar os conhecimentos na prática. Em termos de competências específicas, procura-se alcançar os seguintes objectivos: • Identificar e discutir o conceito de Qualidade nas diferentes perspetivas e evolução histórica, bem como as diferentes abordagens na implementação da Qualidade; • Identificar e explicar os conceitos fundamentais e os princípios subjacentes à Gestão pela Qualidade Total (GQT) e às mais recentes abordagens da Qualidade; • Estudar, analisar e discutir casos de implementação destas abordagens em diferentes contextos organizacionais; • Conhecer os aspetos fundamentais da implementação de certificação de sistemas de gestão da qualidade e de outros sistemas
Conteúdos programáticos Conceitos de Qualidade Gestão pela Qualidade Total Seis Sigma Ferramentas de Melhoria da Qualidade Garantia da Qualidade Interligação da Qualidade com outras áreas de Investigação. Os objetivos definidos para esta UC estão orientados para o aprofundamento das abordagens de investigação em vários aspetos da Gestão da Qualidade. Os conteúdos programáticos a desenvolver ao longo da UC cobrem as áreas atuais de investigação em Qualidade.
Bibliografia principal Dadas as características de desenvolvimento da Unidade Curricular a bibliografia é diversificada e específica de cada tema a desenvolver pelos alunos. A bibliografia a usar deverá ser, portanto, pesquisada nas bases de dados de revistas científicas, sob a orientação do docente.
Língua Português

Curso

Gestão
Data da última atualização: 2019-06-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.