Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Estratégia e Competitividade

Estratégia e Competitividade

Código 14062
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Permitir aos alunos compreender e alargar o seu leque de conhecimentos nesta área científica e transmitir um conjunto de conceitos, instrumentos e técnicas de análise, que permita conhecer, investigar e analisar as principais ferramentas de análise estratégica e de competitividade.
conhecer e aplicar ferramentas estratégicas de análise competitiva empresarial; avaliar e diagnosticar a posição competitiva de um sector de actividade, região e/ou país; e desenvolver investigação sobre a área da estratégia e competitividade.
Conteúdos programáticos I – CONTEXTO DA ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE
1.1- Introdução
1.2 – Estratégia Competitiva e Sector Industrial

II – ANÁLISE ESTRATÉGICA E VANTAGEM COMPETITIVA
2.1 – Análise Estrutural da Indústria
2.2 – Posicionamento dentro da indústria
2.3 – Fontes da Vantagem Competitiva
2.4 – Tecnologia e Vantagem Competitiva

III – COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS
3.1 – Introdução
3.2 – A necessidade de um novo paradigma
3.3 – Uma nova teoria da vantagem competitiva nacional
3.4 – A vantagem competitiva de empresas nas indústrias globais
3.5 – Determinantes da vantagem competitiva
3.6 – A dinâmica da vantagem nacional
3.7 - Vantagens competitivas: o caso português
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC é Teórico - Prática, dando particular relevo às atividades de pesquisa, organização e estudo conduzidas pelo aluno, e à realização de um trabalho de investigação teórico-prático. As aulas estão organizadas combinando duas técnicas de ensino complementares: (i) aulas de exposição e discussão (são apoiadas por slides e ainda por artigos e/ou capítulos de livros usados para motivar a discussão, bem como outro material de apoio disponibilizado através da plataforma E-conteúdos); (ii) aulas práticas e orientadas (são orientadas para a realização em grupo de um trabalho de investigação com caso prático escrito sobre a estratégia de uma empresa real, apresentado e defendido por cada grupo de trabalho).
- A avaliação do período Ensino - Aprendizagem será efetuada segundo os seguintes critérios:
(1) Trabalho de investigação escrito: 70%.
(2) Apresentação oral do trabalho de investigação: 20%
(3) Crítica de trabalho: 10%
Bibliografia principal Ansoff, I. (1977). Estratégia Empresarial, Ed. McGraw-Hill, S. Paulo.
Barney, J. (2002). Gaining and Sustaining Competitive Advantage, International Edition, Second Edition, Prentice Hall.
Mintzberg, H. (1995). Estrutura e Dinâmica das Organizações; Dom Quixote, Lisboa.
Porter, M. (1980). Competitive Strategy, New York, The Free Press.
Porter, M. (1985). Competitive Advantage, New York, The Free Press;.
Porter, M. (1990). The Competitive Advantage of Nations; the Macmillan Press, London.
Relatorio Monitor Company (1994). Construir as Vantagens Competitivas de Portugal; Edição do Forum para a Competitividade.
Thompson, A.; Strickland, A. J. e Gamble, J. (2007) Crafting & Executing Strategy, 5th Ed., McGraw-Hill, NY.
Walker, G. (2003). Modern Competitive Strategy. International Edition, McGraw-Hill.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.