Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto II/1

Projeto II/1

Código 14096
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 9
Carga Horária OT(60H)/TP(120H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem A UC de Projeto II-2 tem como objetivos fundamentais a aproximação às problemáticas gerais da arquitetura e o aprofundamento do método de projeto, através da construção e consolidação de metodologias individuais de trabalho, da compreensão do conceito como base essencial do projeto de arquitetura e do desenvolvimento das práticas de representação. Competências a adquirir:
Saber definir uma ideia-conceito;?
Saber construir/especular sobre um programa;?
Saber analisar um território e entender o projeto como momento de síntese; ?
Saber definir estratégias de implantação e de definição volumétrica;?
Perceber relações entre espaço público/privado; dentro/fora; contentor/conteúdo...;?
Produzir sistemas hierárquicos;?
Propor materiais e sistemas construtivos simples em relação com conceitos de projeto;?
Dominar as práticas e processos de representação e aperfeiçoar formas de comunicação de ideias;?
Saber interpretar/criticar um projeto.
Conteúdos programáticos O tema principal do Projeto II é a habitação, a desenvolver ao longo do ano letivo em diferentes níveis, primeiramente centrado na unidade habitacional (habitáculo), depois confrontado com envolventes físicas e sociais (habitar em comunidade). O tema da habitação será entendido de forma especulativa, valorizando os seus aspetos essenciais e questionando os espaços que estão na base da sua constituição. A CASA será investigada como recetáculo de funções e dissecada mediante diferentes perspetivas, que não apenas a meramente arquitetónica: social, cultural, antropológica, entre outras. Complementarmente, serão abordados outros temas, nomeadamente o projeto de equipamentos e intervenções urbanas de complexidade programática simples.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas Teórico-Práticas em regime de atelier, incidindo no desenvolvimento de exercícios práticos e na exposição das propostas individuais, acompanhadas de crítica. Processo de trabalho centrado no desenho e na exploração tridimensional do espaço. Sistematização de referências relacionadas com os exercícios, bem como de temáticas ligadas ao universo da arquitetura.
Aulas apresentação (intermédia e final) dos trabalhos, podendo incluir convidados externos à disciplina. Autoavaliação no final do semestre.
Visitas de estudo aos lugares de intervenção de projeto.
Avaliação contínua (75% assiduidade mínima), compreendendo todos os aspetos da participação do aluno, individualmente ou em grupo.
Não há lugar a exame (normal e recurso). Pode ser realizada a melhoria de um exercício, nos casos em que tenham sido cumpridos os seguintes parâmetros: i) terem sido entregues todos os exercícios do semestre; ii) ter sido obtida uma nota mínima de 7 (média da totalidade dos exercícios).
Bibliografia principal ÁBALOS, I. (2003). A Boa-vida - Visita guiada às casas da modernidade. Barcelona: Gustavo Gili.?
BACHELARD, G. (2008). A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.?
BAEZA, A. C. (2004). A ideia construida. Casal de Cambra: Caleidoscópio. ?
BAKER, G. H. (1998). Le Corbusier, uma análise da forma. São Paulo: Martins Fontes.?
BALDEWEG, J. N. (2001). La habitación vacante. Girona: Pre-textos.?
BERAMENDI, J. G.; RYKWERT, J. (1974). La Casa de Adan en el Paraíso. Barcelona: Gustavo Gili.?
BLANCHARD, A. D.; ELEB-VIDAL, M. (1989). Architectures de la vie privée - Maisons et mentalités, XVIIe-XIXe siécles. Bruxelles: Archives d’Architecture Moderne.?
BLANCHARD, A. D.; ELEB-VIDAL, M. (1995). L’ invention de l’habitation moderne. Bruxelles: Archives D’Architecture Moderne.?
BRANDÃO, P.; REMESAR, A. (coords.) (2000). Espaço público e a interdisciplinaridade. Lisboa: CPD.?
CARERI, F. (2005). Walkscapes – El andar como práctica estética. Barcelona: Gustavo Gili.
(continua)
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.