Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Sangue e Sistema Imunitário

Sangue e Sistema Imunitário

Código 14225
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(46H)/PL(6H)/S(4H)
Área Científica Ciências Morfológicas e Funcionais
Objectivos de Aprendizagem No fim desta Unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1) relacionar as etapas da hematopoiese com as características morfológicas e funcionais das células do sangue, 2)reconhecer os constituintes do sangue e diferenciar a suas ações no organismo, 3) distinguir as etapas e mecanismos da hemostase e da coagulação. Relativamente ao Sistema Imunitário (SI), os objetivos de aprendizagem são: descrever e integrar o conhecimento sobre os órgãos, e os componentes celulares e moleculares do SI, a sua organização e diversidade, assim como as suas funções especializadas, nomeadamente as vias envolvidas na indução e regulação de uma resposta Imunitária Inata e Adaptativa normal.
Conteúdos programáticos Sangue (UP1): Hematopoiese, componentes e funções do sangue e hemostase.
Sistema Imunitário (UP2 e UP3):
1-Dinâmica do Sistema Imunitário
2. Componentes do Sistema Imunitário
3. Imunidade Inata
3.1. Células NK e Fagócitos: características, ativação e função
3.2 Inflamação e Sistema do Complemento
4. Estrutura e função das moléculas MHC-I e -II e vias de apresentação antigénica
5. Imunidade celular: ontogenia e ativação das células T
5.1. Aspetos fenotípicos e funcionais dos Subtipos de células T.
6. Imunidade adaptativa humoral: ontogenia e ativação de células B
6. Imunoglobulinas (Igs): diversidade, características, funções, mudanças de isotipo e maturação de afinidades 7. Tolerância Imunológica central e periférica
As aulas práticas: observação ao microscópio de esfregaços do sangue periférico para identificação morfológica dos leucócitos, técnicas de hemaglutinação e aglutinação (teórico-prática) e identificação histológica dos órgãos linfoides.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nesta UC são adotadas metodologias pedagógicas centradas no aluno em aulas tutoriais para grupos de cerca de 25 alunos. Com o objetivo de os alunos compreenderem a pertinência dos conteúdos lecionados são discutidos problemas em grupo onde é estimulada a discussão dos conhecimentos adquiridos. No ensino prático, os estudantes têm a oportunidade de executar técnicas laboratoriais relevantes para a compreensão dos mecanismos do Sistema Imunitário. De acordo com o referido, os conhecimentos são avaliados através de testes de conhecimentos com perguntas de escolha múltipla adequadas aos objetivos propostos para medir o grau de alcance dos objetivos de aprendizagem definidos.
Teste da UP1: 25%
Teste da UP2+UP3: 35%
Teste global: (45%)
Bibliografia principal Cellular and Molecular Immunology” Abul Abbas, Andrew H. Lichtman, Shiv Pillai. Elsevier (9ª ed; 2018)
“Saladin: Anatomy & Physiology: The Unity of Form and Function”; McGraw-Hill (8ª ed; 2018)
“Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods”; Richard A. McPherson, Matthew R. Pincus; Saunders / Elsevier (23ª ed; 2016);
“Hoffbrand´s Essential Haematology”; A.V. Hoffbrand, P.A.H. Moss; Artmed (7ª ed; 2016);
“Textbook of Medical Physiology”. Guyton and Hall; Saunders (12th ed.; 2016)
Essentials of Clinical Immunology, 6th Edition. Chapel H, Haeney M, Misbah S, Snowden N. Wiley-Blackwell
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.