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Pensamento Contemporâneo

Código 14261
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Ensino teórico e teórico-prático presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem . Caracterizar o conceito de “presença” como sintoma e marca perene do registo da contemporaneidade;
. Dar a conhecer algumas das perspetivas teóricas mais influentes no espaço lógico do Pensamento Contemporâneo;
. Identificar e reconhecer os desafios culturais do pensamento contemporâneo (séc. XVIII-XIX);
. Situar a diversidade de pensadores, escolas e correntes nos seus múltiplos contextos histórico-culturais;
. Acentuar a sua relevância cultural na atualidade;
. Capacitar os alunos para i) identificarem e pesquisarem bibliograficamente tópicos do pensamento contemporâneo; ii) elaborarem fichas de leitura de textos; iii) prepararem um trabalho escrito em torno de um tópico do programa.

Conteúdos programáticos
A fenomenologia 'qua' filosofia transcendental no processo de reconfiguração do pensamento do séc. XX

1. De uma “ideia de filosofia”: a possibilidade de sincretismo como projeto filosófico; a relação entre ciência e filosofia e a afirmação da liberdade contra o modelo do determinismo mecanicista; a vexata quaestio da filosofia transcendental segundo Antero de Quental;

2. A fenomenologia de Edmund Husserl no horizonte da filosofia transcendental. Atitude natural Vs. Atitude filosófica. O sentido da tarefa da fenomenologia como teoria do conhecimento: o problema da transcendência como tema central da fenomenologia.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação . Mini-teste ou trabalho prático individual (40%)
. Teste escrito de frequência final (60%);
. Será igualmente tida em linha de consideração fatores como a participação ativa nas atividades propostas, a assiduidade – frequência mínima de 75% das aulas (o programa foi pensado supondo a presença efetiva dos alunos), pontualidade, assim como o comportamento global dos alunos (aspetos como o interesse evidenciado, a pertinência ou objetividade das intervenções serão alguns dos pontos apreciados). A ponderação global desses fatores pode aportar dois valores ao conjunto da avaliação a definir neste Módulo.
Bibliografia principal QUENTAL, Antero de, “Tendências Gerais da Filosofia na segunda metade do século XIX”, in Filosofia, organização, introdução e notas de Joel Serrão, Ponta Delgada/Lisboa, Universidade dos Açores, Editorial Comunicação, 1989.
HUSSERL, Edmund, Die Idee der Phänomenologie – Fünf Vorlesungen: A Ideia de Fenomenologia – Cinco Lições, Lisboa, Edições 70.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-16
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