Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Saúde das Populações

Saúde das Populações

Código 14326
Ano 3
Semestre A1
Créditos ECTS 14
Carga Horária OT(40H)/S(40H)/TP(110H)
Área Científica Saúde Comunitária
Objectivos de Aprendizagem 1. Objectivos de Conhecimento:
Adquirir os conceitos básicos da Saúde Pública; conhecer e analisar exemplos da sua prática.
Compreender os conceitos presentes na evolução da saúde das populações e seus determinantes, na abordagem de saúde pública e na origem da medicina preventiva e os instrumentos existentes para a sua aplicação no exercício profissional e na prática clínica.

2. Objectivos de Aptidão
Contextualizar o papel e a acção dos médicos na promoção da saúde, prevenção integrada e controlo das doenças crónicas não transmissíveis e transmissíveis, na vigilância epidemiológica, nas políticas e programas de saúde, independentemente da especialidade médica e/ou da ocupação profissional.

3. Objectivos de Competência
Actuar enquanto agente da promoção da saúde e participar ampla e socialmente na melhoria da saúde das populações.Saber aplicar os conceitos, princípios e ferramentas apreendidas nas situações e circunstâncias de exercício profissional.
Conteúdos programáticos Os desafios da Saúde num mundo global. Saúde Pública e Medicina Preventiva.
Determinantes da Saúde. Saúde e Desenvolvimento humano.
As actividades da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Principais causas de mortalidade e morbilidade no mundo. Indicadores de saúde e medidas de doença. Sistema de monitorização nacional/internacional. Estratégias e planeamento de saúde. A liderança da OMS. Contextualização do planeamento em saúde e das políticas de saúde.
Transição epidemiológica: das doenças transmissíveis (DT) à epidemia das doenças crónicas não transmissíveis (DCNT). Abordagem de prevenção ao longo do ciclo de vida.
Prevenção e controlo das DT e DCNT.
Vigilância epidemiológica.
Os programas de prevenção da OMS.
Saúde Ambiental. Alterações climáticas, poluição atmosférica: efeitos na saúde humana; estratégias preventivas.
Prevenção e controlo de fatores de risco: tabaco e álcool.
Advocacy em saúde. O papel dos profissionais de saúde e da sociedade civil organizada.


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O processo de aprendizagem faz-se através do desenvolvimento de trabalhos e da sua discussão, análise e reflexão crítica.
Neste processo são sempre contextualizados o papel e a ação dos médicos na promoção da saúde, prevenção integrada e controlo das DTe DCNT, na vigilância epidemiológica, nas políticas e programas de saúde, independentemente da especialidade e/ou prática profissional.

Os alunos são questionados sobre a prática integrada da Medicina Preventiva e da Medicina Clínica.
São requeridos estudo de casos práticos e exemplos de aplicação dos conceitos para a aplicação do conhecimento e desenvolvimento das competências.
Bibliografia principal Skolnik R. Essential Public Health. Global Health 101, 4th edtion.
Donaldsons LJ, Rutter PD. Donaldsons’ Essential Public Health. 4th Ed. CRC Press. Taylor & Francis group. Boca Raton, USA, 2018.
Wilson F, Mabhala M, editors. Key Concepts in Public Health. 2nd ed. Sage Publications; 2015.
S Gilliam, J Yates, Badrinath P. Essential Public Health.Theory and Practice, 2nd ed.Cambridge University Press: Cambridge, 2013.
Beaglehole R, Bonita R, Kjellstrom T. Basic Epidemiology, second edition. WHO, 2006.

Para além dos livros indicados, bibliografia disponibilizada na intranet inclui documentos e conteúdos da OMS, OCDE, ONU, ECDC, além de artigos científicos, sendo que um dos objetivos de autoaprendizagem é a navegação eficaz dos alunos nos portais da OMS e outras fontes de informação em saúde, epidemiologia e programas/políticas/estratégias de saúde. Os alunos receberam dos tutores a devida orientação sobre como usar a bibliografia
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.